![]() |
CLIQUEM NA LOGO PRA ACESSAR A LOJA DE CAMISAS AUTOMOTIVAS DO NOSSO PATROCINADOR \O/ |
Nesse domingo o FIA GTEC CHAMPIONSHIP desembarcou no Japão, na cidade de Suzuka para a 3ª etapa do presente campeonato. Essa seria uma etapa estratégica para os carros bons de chuva, vencer aqui é meio passo para se dar bem no restante do campeonato. Sabendo disso a equipe Dodge escalou Arthur Targa (Arthur1555) no lugar do Gabriel Oliveira (Oliver_Gabriel) e a equipe Nissan escalou o Andrei (TakataDome84) no lugar do Juliano Fernandes (X-Tech_Team), ambos os reservas se saíram melhor na água e foram para a pista confiantes em trazer um bom resultado para a equipe (e precisavam). Veja abaixo como ficou o qualify.
![]() |
QUALIFY |
Para efeito de organização, vamos falar como foi a corrida da categoria GT-Pro:
![]() |
Romera, será que camarão no seco anda? |
Era notório que o Dodge Challenger não é um carro bom para se andar na chuva, cabia ao Arthur Targa (Arthur1555) essa missão tão nobre de guia-lo e tentar arrancar alguns pontos dos adversários. Mas seu ritmo foi quebrado várias vezes com alguns erros e seu rendimento só caia no decorrer da prova, até na hora que seu carro não aguentou e o abandonou na metade da prova. Já o piloto da Chevrolet, João Paulo Romera (romera90) vinha com o mesmo propósito, estava com um carro excelente para chuva que era o Camaro LM, mas na corrida não vimos todo esse fenômeno e ele acabou na penúltima posição mesmo.
![]() |
Apesar dos contras, ele foi PRO (entendedores entenderão) |
A Nissan selecionou Andrei (TakataDome84) para dar um banho nos concorrentes, ele estava com um R34 4x4, o carro perfeito para a pista perfeita, tanto que sua largada foi assustadora e seu desempenho inicial se equiparava aos melhores, mas seu rendimento foi caindo, caindo, quando parou a chuva então o R34 mostrou a outra faceta e Takata levou para casa apenas a 6ª colocação. Quem apesar de tudo surpreendeu foi o Wagner Maurente (wagnerFAM98) com seu Ford Falcon, que não é um carro digamos “bom para nadar” mas ele soube conduzir de forma tranquila seu carro e por pouco não arranca uma posição melhor do que a 5ª colocação.
![]() |
Faltou um pouquinho mais de sazon na corrida do Denis. |
Robson Marcandali (robson_gt_1971) da European Team, apostou no Jaguar para essa corrida, e deu certo a sua estratégia. Ele remou forte e constante, mas quando a chuva parou viu sua vantagem ruir diante do Falcon do Wagner, mas ele conseguiu manter sua posição até o fim. Denis Batista (dennis_pravc) da Mercedes tinha ritmo, tinha carro e vinha forte na chuva, mas nada no FIA GTEC é muito fácil e sua vida se complicou com alguns incidentes e um erro letal, mesmo assim garantiu a 3ª posição para o time.
![]() |
Henz virou um peixe fora d´água quando secou... |
André Henz (andrehenz) vinha surfando magistralmente com seu Audi R8, a água era seu habitat natural e ele estava com um ritmo quase impossível de se alcançar, mas a chuva terminar foi uma surpresa que ele não esperava e isso foi extremamente desfavorável, só restou ver a vitória escapando pelos dedos. Mas hoje o tubarão da etapa foi o Arthur Henrique Costa (tuchotruda), apesar de ter arrancado a perna de alguns adversários pelo seu estilo de condução mais agressivo, ele foi lá e manteve seu ritmo acima dos demais garantindo a vitória para a BMW!
![]() |
Arthur "nem gostou" quando parou de chover. |
...
Agora vamos falar como foi a corrida da GT-Masters:
![]() |
Eita Dodge... |
A Dodge SRT precisa ir para o Mar Morto e tomar um banho demorado de sal grosso (entendedores endenderão) para tirar a o azar de sua pele. João Cláudio (joaosof) teria a tarefa de pelo menos uma 4ª colocação, mas seu rendimento muito abaixo do esperado e uma quebra no seu Viper fizeram a Dodge não pontuar quase nada na etapa, criando um rombo no caixa da equipe e um clima azedo solto no ar. A BMW é outra que precisa se benzer, André Vitor (TheXDriver97) vinha tocando perfeitamente bem e sua vantagem em relação ao 2º era enorme e fatalmente venceria a prova, mas uma pane elétrica no seu carro o fez abandonar a prova, uma perda imensurável para a BMW.
![]() |
É Rodrigo Jaime, hoje não deu... |
A Audi tenta lutar pela 1ª colocação no campeonato, mas William Cunha (William94sx) pilotando a Lamborghini Diablo na chuva sentiu imensas dificuldades, afinal, domar um carro indomável na chuva é uma tarefa dificílima, ele garantiu apenas a 6ª colocação. Rodrigo Jaime (RodrigoJM7) vinha de bons resultados, mas na chuva ele sentiu a dificuldade que era tracionar o Corvette Z06, o tempo não vinha e o resultado também não, levou apenas a 5ª posição.
![]() |
Bôua 06! |
Leonardo Ferri (L-A-nt Ferri) tentava levantar uma pontuação decente para a Nissan, mas seu R390 estava com problemas nos freios, o que tornou complicada a missão de alcançar os líderes, mas depois ele se ajustou e conseguiu uma colocação mediana para seu time. A Ford surpreendeu na chuva com o Maciel Claudino (sotnas19), ele se mostrou incrivelmente eficiente e perspicaz, pegou seu Ford GT e o colocou no pódio da etapa na 3ª colocação.
![]() |
Não cair já é uma vitória... |
Carlos Pio (ce_pio) chegou como um super-herói na para salvar o time Europeu, dito e feito! Dessa vez ele selecionou o GT by Citroen para a missão, apesar da indecisão da sua vaga ele conseguiu um bom rendimento na corrida, fez uma excelente estratégia e arrancou a 2ª posição dos concorrentes. Mas o Aquaman da etapa mesmo foi o Fábio William (fahrenheit_7) no comando da sua magnífica CLK LM, ele demonstrou frieza para manter a situação sob seu controle e elaborar uma excelente estratégia na hora que a chuva parou, acertou perfeitamente bem seu carro e conquistou pontos importantíssimos para a Mercedes, que vem mantendo a soberania no campeonato.
![]() |
Polêmico e implacável, esse é o Fábio William. |
Veja como ficou o resultado após a 3ª etapa em Suzuka na chuva pesada.
![]() |
TABELA 3ª ETAPA |
PUNIÇÕES
[BMW] - Arthur Henrique Costa (tuchotruda):
1 punição grave: Bater na traseira do oponente, fazendo com que ele saia da pista = - 6 pontos;
[Mercedes] - Denis Batista (dennis_pravc)
*1 punição média: Apoiar no carro do oponente para fazer curva (leia-se encostar na traseira no oponente fazendo perder seu traçado mas sem que ele vá para a brita/grama) = -3 pontos.
[Nissan] - Leonardo Ferri (L-A-nt Ferri)
*1 punição média: Apoiar no carro do oponente para fazer curva (leia-se encostar na traseira no oponente fazendo perder seu traçado mas sem que ele vá para a brita/grama) = -3 pontos.
INTERVIEW
O final de semana em Suzuka foi complicado, pois
desde os primeiros treinos o carro já se mostrava longe de ser
competitivo. Foi a pior etapa para a Lamborghini até o momento.. Estou
com o pensamento positivo em Brands Hatch.. testei algumas
particularidades e o carro reagiu muito bem!! Mas ainda há muito a ser
feito!!
[Audi] - William Cunha (William94sx)
"Corrida muito difícil, debaixo de muita água!
Infelizmente na largada eu fui empurrado pelo Robson e rodei. Mas faz
parte do automobilismo! E também havia muito spray. Antes da corrida
avisei os diretores pois havia muita água na pista. Bati no muro,
quebrei a suspensão e tive a infelicidade de abandonar no meio da prova, mas obrigado a todos pelo público que lotou a arquibancada debaixo de muita água. Vamo pra próxima"
[Dodge] - Arthur Targa (Arthur1555)
"Essa etapa foi pra esquecer, as coisas não se encaixaram com a chuva
tanto meu carro, quanto o do Andrei, faltou treino e ritmo de corrida, a
equipe estará mais entrosada e treinada para a próxima, e vamos
encaixar uma melhor colocação nas duas categorias".
[Nissan] - Leonardo Ferri (L-A-nt Ferri)
"Suzuka por si só, já é uma pista emocionante e
desafiadora. Junte-se a isto chuva e a desvantagem na classificação, o
resultado certamente será grandes emoções!
Fazendo valer o regulamento, a escolha de um carro mais adequado às
condições climáticas, tornou esta corrida, para mim, uma das mais
emocionantes do ano. Para Brands Hatch a emoção continuará a flor da pele.
Uma pista igualmente desafiante, que também colocará a prova, não só o
melhor piloto, mas também a melhor estratégia para lidar com grandes
possibilidades de pista molhada. Então, bora treinar!!!
[Europe] - Carlos Pio (ce_pio)
![]() |
ACESSE O SITE E CONHEÇA AS CAMISAS DA STILO MOTOR! |
...
![]() |
Agora é Brands Hatch, a pista mais imprevisível do ano! |
A Mercedes Benz AMG segue sua jornada galopando rumo ao título, a BMW é um poderoso rival, mas a conexão vem atrapalhando os seus planos. A Audi segue forte tentando o pódio a qualquer custo. O Team European começa a ver uma luz no fim do túnel. A Chevrolet terá que trabalhar mais na próxima etapa para reconquistar o lugar perdido. A Ford segue confiante e agora empatou com a Chevrolet, já a Nissan terá que treinar o triplo para subir na tabela e a Dodge se contorce na sarjeta da última colocação.
A próxima etapa será na lendária Brands Hatch, no traçado dos anos 80. Por lá o clima é bastante instável, fora o braço, a estratégia mandará muito nessa etapa, e o circuito é assustadoramente desafiador pois suas curvas “cospem” os carros para fora! Estaremos esperando os pilotos do FIA GTEC CHAMPIONSHIP com sala aberta domingo, as 20h45!
![]() |
CLIQUE NA LOGO DO FIA GTEC PARA ACESSAR O FACEBOOK DA GTEC! |
Nenhum comentário:
Postar um comentário