Neste Domingo 05 de Maio, ocorreu uma das mais emocionantes e polêmicas corridas de toda a era GTEC, todos os pilotos mostraram que estão no campeonato com a intenção de vencer e mostrar serviço para as suas equipes e patrocinadores. A primeira bateria foi menos conturbada mas muito disputada, os fatores que deixaram a corrida interessante, foram o jogo de equipe da equipe John Player Special, fazendo o piloto J. Balboa conquistar a pole position, que foi decidida com diferença nos milésimos de segundo, os três primeiros colocados viraram no Qualify na casa de 56.5XX, durante a primeira bateria o piloto JPS Gustavo Venturi ocasionou um acidente que ocasionou um engavetamento entre M. Salomão e P. Lima, porém após este incidente o piloto P. Lima retrucou, mas no alvo errado, ocasionando o seu abandono, acertando a lateral do piloto M. Salomão. Na segunda bateria o piloto Jefferson Balboa entrou na pista com sangue nos olhos e com a faca nos dentes, devido ao grid invertido ele largou na última colocação devido a sua vitória na primeira bateria, e de maneira primorosa ultrapassou todos os adversários conquistando um resultado inédito na Mitsubishi Evo Cup, conquistando 50 pontos nesta etapa, o que o deixou muito próximo do seu primeiro título.
Os incidentes
da segunda etapa foram vários, com algumas punições e advertências, na primeira
volta o piloto G. Venturi tocou na lateral de F. Lima, que acabou se prejudicando,
na 5ª volta o piloto F. Montechezi tocou na lateral de F. Lima, que mesmo sendo
um toque não intencional acabou prejudicando mais ainda o piloto F. Lima, que
na curva do incidente acabou tangenciando a curva errado e foi tocado o fazendo
perder completamente o controle do carro, ocorreu um toque entre o piloto D.
Gerpe na lateral de J. Balboa que não investigado por não haver troca de
posição, outro toque entre o piloto Guarda e S. Carmona na qual o piloto S.
Carmona considerou como toque de corrida, na ultima volta o piloto D. Gerpe
tocou no piloto D. Pio, que o mesmo considerou como toque de corrida.
Conseguimos algumas
entrevistas com vários pilotos sobre as impressões sobre essa etapa e com o “Mestre
de Tsukuba” Jefferson Balboa, que segue a entrevista na integra e sem cortes.
JEFF: Sensação de dever cumprido foi sim a mais disputada, porém a
mais seria e focada que já fiz.
GTEC: Você largou em
último lugar na segunda bateria e conseguiu ultrapassar numa pista que não tem
pontos de ultrapassagem conquistando a vitória, como foi isso?
JEFF: Realmente não ha ponto de ultrapassagens porem estou me
acostumando negociar ultrapassagens, ainda mais na curva da entrada dos boxes,
aonde e mais difícil, pois geralmente esta no vácuo. Depois de vencer a
primeira bateria, ganhei mais confiança em fazer na 2ª bateria uma pilotagem
mais arrojada, o resto vocês viram como foi.
GTEC: Ficou claro que o
seu maior rival neste campeonato é o piloto Guarda, é isso mesmo?
JEFF: Não o vejo como rival, é um piloto de ponta, me pressionou ao
erro, porem ele é o favorito de ganhar o campeonato, mas não ha rivalidade por
minha parte.
GTEC: Com esse resultado
você está em segundo lugar no campeonato se descartar o seu resultado de Autumn
Ring, com apenas seis pontos de diferença para o Guarda, o Mitsubishi Evo Cup
será o seu primeiro título?
JEFF: Se eu ganhasse a evo sim, mas não ganhei e não me vejo como
favorito, mas lutarei por pontos e se possível vitoria, no entanto foi minha
primeira vitória usando o g27, A JPS investiu alta e trocou nossos sistemas de volante.
GTEC: Quais foram as suas
impressões referentes aos incidentes que ocorreram durante as duas baterias?
JEFF: Caótico, e senti na via láctea, cheio de meteoritos, fui
empurrado pelo Dr. Gerpe e tive umas disputas ásperas com guarda também, inclusive
quero ressaltar o jogo de equipe usado pela ninja turtles, sendo que gerpe
fazia a retaguarda do Thiago, muito boa a estratégia.
GTEC: Houve algum
melhoramento no seu carro em relação aos demais pilotos da JPS?
JEFF: Creio que não é bem assim, entendo sim como
trabalho de equipe.
Lipe e Venturi são
pilotos de ponta, como disse a duas semanas atrás a JPS esta em fase de aprimoramento,
ontem foi muito mais uma vitória do coração do que carro.
GTEC: O piloto Venturi e
Montechezi não fizeram bons resultados, como se explica essa disparidade nesta
etapa?
JEFF: Quando você trabalha em equipe nem sempre o que esta melhor
colocado e o disparado, o lipe me passou dados técnicos do carro que pela amor
de DEUS, me ajudou muito ao ajuste dessa corrida, Venturi então me ajudou na
telemetria e no vácuo nos últimos segundos do qualify aonde fiz a pole, se um
vence todos vencem! Assim é a JPS
GTEC: Você acredita que
agora você será o piloto preferido pela equipe? Será o primeiro piloto?
JEFF: Não ha o queridinho aqui não, somos profissionais demais para
que isso ocorra, nosso alicerce é inglês, temos uma base e conceito dentro do automobilismo,
não nascemos ontem, o nosso ramo é automobilismo, e não diferente disso.
GTEC: A próxima etapa
será em Madrid, você já tem alguma estratégia para esta corrida?
JEFF: Não, vou fazer um warmup, inclusive a BIA Figueiredo e NIKI
lauda estão analisando um novo sistema hidráulico para teste no nosso carro, espero
que eu tenha a mesma gana de vencer igual foi domingo, independente do
resultado o que vale e o show.
GTEC: QUAIS FORAM AS SUAS
IMPRESSÕES SOBRE A ETAPA DE TSUKUBA?
SALOMÃO: Apesar dos acidentes nas duas baterias, foi uma boa
corrida, competitiva, difícil e com muitas ultrapassagens.
GTEC: VOCÊ CONQUISTOU O
RESULTADO QUE ESPERAVA?
SALOMÃO: Eu queria chegar a boas
posições para me manter entre os primeiros na tabela de classificações, acho
que com meu 2º lugar na 2ª bateria me ajudou bastante enquanto a isso.
GTEC: QUAL É A SUA META
PARA MADRID?
SALOMÃO: Vencer é claro, espero ter uma corrida excelente e
sem acidentes... Mas acho que isso não depende só de mim hahahahahahahaha!
GTEC: QUAIS FORAM AS SUAS
IMPRESSÕES SOBRE A ETAPA DE TSUKUBA?
GERPE: A etapa de Tsukuba foi uma etapa bastante conturbada, com
diversos toques, mas muito competitiva. O Jeff apesar de ser um ótimo piloto,
contou um pouco com a sorte principalmente na 2° etapa. Eu estava na frente
dele tentando ultrapassar o David, fui tentar uma ultrapassagem na curva dois
ou três (o cotovelo de baixa) e fui jogado para fora, mas o David não teve
culpa nenhuma, ele estava no traçado certo e eu coloquei o carro aonde não devia.
Eu provavelmente ia me livrar do bolo antes e dificilmente o Jeff me
alcançaria, uma vez que o ritmo estava muito igual. O Salomão e o David fizeram
uma 2°. bateria impecável me surpreendi com o ritmo deles. O Carmona sempre
aparecendo no retrovisor também foi um destaque. Cada dia que passa eu o admiro
mais tanto como piloto, como pessoa.
GTEC: VOCÊ CONQUISTOU O
RESULTADO QUE ESPERAVA?
GERPE: Sinceramente, antes da classificação eu não tinha encostado
no carro, não esperava uma grande corrida. Mas após umas séries de voltas,
estava esperançoso de um pódio, e até uma vitória. Mas acabei ficando com dois
4° lugares, o que me deixou chateado.
GTEC: QUAL É A SUA META
PARA MADRID?
GERPE: Quem sabe eu repita o que o Jeff fez em Tsukuba?
GTEC: QUAIS FORAM AS SUAS
IMPRESSÕES SOBRE A ETAPA DE TSUKUBA?
GUARDA: Bem agitada cheia de brigas e excessos e uma grande perda
para Turtles...
GTEC: VOCÊ CONQUISTOU O
RESULTADO QUE ESPERAVA?
GUARDA: Na primeira bateria me senti meio abatido pelo fato de ter
feito a pole e não largar em primeiro... a segunda foi um caos generalizado e
ainda cheguei em 3...e esperava pelo menos chegar uma na frente do Jeff
GTEC: QUAL É A SUA META
PARA MADRID?
GUARDA: Buscar pontuar o máximo e vender uma das etapas se possível!
GTEC: QUAIS FORAM AS SUAS
IMPRESSÕES SOBRE A ETAPA DE TSUKUBA?
F. LIMA: Foi bastante disputada, houve muitas batidas, alguns
desentendimentos. A adrenalina falou mais alto.
GTEC: VOCÊ CONQUISTOU O
RESULTADO QUE ESPERAVA?
F. LIMA: Não, eu podia ter conseguido algo melhor se eu não
tivesse cometido alguns erros.
GTEC: QUAL É A SUA META
PARA MADRID?
F. LIMA: Esforçar-me para fazer uma boa pontuação, se eu for
melhor do que a corrida anterior já será algo bom pra mim.
GTEC: QUAIS FORAM AS SUAS
IMPRESSÕES SOBRE A ETAPA DE TSUKUBA?
MONTECHEZI: As impressões foram boas, o carro alinhado e havia uns dois
pilotos muito desesperados o que ocasionou alguns acidentes. Mas a JPS como sempre
super alinhada!
GTEC: VOCÊ CONQUISTOU O
RESULTADO QUE ESPERAVA?
MONTECHEZI: Não alcancei não, infelizmente alguns fatores como frenagem
me atrapalharam. Algumas vezes o carro não obedecia ao comando.
GTEC: QUAL É A SUA META
PARA MADRID?
MONTECHEZI: A meta pra Madrid é treinar muito, preciso de um bom
resultado. Essa pista é muito fechada, não tenho outra escolha, tenho que ir
muito bem!
"Faz parte do show do automobilismo, o carro de turismo é muito comum haver toques e muitos incidentes, quero parabenizar o Jeff que venceu esta etapa, é muito bom ver um amigo subindo no pódio" disse Emerson Fitipaldi, convidado de honra da equipe John Player Special.
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Um comentário:
realmente eu tive sorte,pq nao tenho tempo para treinar , e quem tem nao consegue vencer,isso é muita sorte!
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