terça-feira, 23 de agosto de 2016

GT3 SERIES – DISPUTAS ACIRRADAS E MUITA POEIRA EM LAGUNA SECA.

Em um circuito travado com curvas traiçoeiras, só os mais preparados triunfariam!

Finalizando a temporada na Terra do Sol Nascente, as equipes embarcaram seus bólidos para o país do Tio Sam para a quarta etapa do campeonato GT3 Series. Agora o que os esperava era o seletivo circuito de Laguna Seca. Nas suas curvas desafiadoras não há perdão para deslizes. O downforce aqui é um Ás na manga e os carros onde o forte era força bruta deveriam pagar seu preço... e foi o que aconteceu! Confira!

Veja como foi a largada no vídeo feito pelo nosso Adm: Vitor Correia!

Para esta etapa tivemos duas alterações definitivas nos pilotos. Devido a um problema gastro-intestinal o piloto/sushiman/metaleiro JP Romera não conseguiu comparecer a mais uma corrida sendo efetivado em seu lugar o piloto Vitor Correia com o Honda S2000. Outro cuja equipe declarou falência foi o piloto Wagner Maurete. Assim o Ás do volante Michael Bicalho foi efetivado em seu lugar, para desespero dos que sonhavam com melhores resultados no campeonato. Dessa vez todos os competidores conseguiram se qualificar, veja como foi o qualify:
QUALIFY
....

Um campeonato que até agora não começou
Hofni Martini (macrossorion) do Mazda RX-7 Touring Car, Amarelo #15 Mais uma vez a decepção da corrida. Nem a ajuda de outras equipes para melhorar seu acerto pareceu surtir efeito. Após conseguir uma classificação satisfatória, logo o piloto assumiu a última posição. Sem ritmo, se envolveu em acidentes, jogou muita poeira nos espectadores e acabou abandonado por problemas de superaquecimento no seu Walkel.


Um resultado que pode custar caro!
A grande derrota da etapa ficou por conta do piloto Maciel Claudino (Sotnas19) e seu Ford GT LM Race Car Spec II. Após bons resultados no Japão, parece que inglês para ele é grego. Começando com uma classificação para se esquecer, o que se seguiu foi uma sequência de erros e falta de ritmo. Pra fechar, ao parar nos boxes, seu carro pegou fogo e ele teve que abandonar. Agora tem muito que remar para conseguir retornar aos bons resultados.


Para quem achou que agora iria...
O agora efetivo Vitor Correia (vitorbrgt) deixou muita gente com a pulga atrás da orelha quando deixou seu Honda S2000 LM Race car para ser acertado pelos melhores engenheiros do Japão. Na corrida conseguiu impor um ritmo bom, mas sua equipe o deixou na mão!!! Com um erro no reabastecimento, Vitor deixou o pit sem combustível para ir até um final e teve que parar mais uma vez, amargando a 14ª posição. Reuniões a portas fechadas após a corrida! Mais preparo na próxima!


Será que o mito está morto?
O Lamborghini Diablo GT2 '98, Marrom #13 fez jus a sua reputação de carro traiçoeiro e mais uma vez tirou do piloto Maicon Hudson (spawnorochi) a chance de continuar vivo no campeonato. Indo passear muitas vezes nas areias de Laguna Seca, se envolvendo em muitos acidentes não restou outra colocação pra ele a não ser o 13º.


Mais uma vez, não foi dessa vez...
Vinícius Castro (ViniciusCastro87) e seu Audi R8 LMS ultra '12 fizeram um bom inicio de corrida, mantendo a posição de largada, porém sua estratégia de duas paradas mostrou-se errada e ele terminou mais uma vez no fim do pelotão.


Quando achávamos que tinha chegado a vez dele
Gabriel Oliveira (Oliver_Gabriel)  teve uma excelente evolução no campeonato e o seu tijolo com rodas, o SRT Challenger SRT8 Touring Car, Preto #74 saiu do Japão confiante. Infelizmente os Yankees não deram sorte ao piloto. O resultado foi uma corrida com erros, derrotas em disputas e um resultado pra lá insatisfatório. Vamos ver se a sorte volta na próxima.


Um tiquinho de cada vez
Andrei Martins (TakataDome84) e seu Chevrolet Corvette Z06 (C6) LM '06, Dourado #84 davam pinta de que essa seria mais uma corrida apagada mas não foi bem assim. Largando lá atrás o piloto conseguiu impor um ritmo sobre seus conterrâneos de fim de grid e sagrou-se campeão do fundão!!! 10º Lugar pra ele! Será que a escalada continua?


 Quando da certo, todo mundo copia
O pioneiro Paulo Vasconcelos (pauloogolg3) piloto da BMW E92 M3 (BMW Motorsport) '10 foi um dos que desde o início mostrou-se certo na sua estratégia de apenas uma parada. O problema é que dessa vez, a maioria do grid também fez como ele. Somando-se a isso um qualify ruim e o fato de ter perdido preciosos cavalos alemães, não deu outra, apenas o 9º lugar.

Outro que não se adaptou a ares norte americanos
Agora chegamos na metade do pelotão. O colecionador de bons resultados Anderson da Silva (homemgalinhagato) e sua “Janis” a Mercedes SLS AMG GT3 '11, Prata #38 começaram muito bem a corrida, mantendo a posição de largada. Mas acabou cometendo erros e seu rendimento foi caindo. Resultado é um modesto 8º lugar.


Poderia ter sido melhor
Júlio Cazari (j_kzari) e sua BMW Z4 GT3 '11 “corner king” tinham tudo para fazer uma excelente corrida e buscar o pódio, porém sua classificação foi um desastre. Mas com maestria na condução, sempre consistente, Júlio conseguiu reverter o resultado do qualify, escalou o pelotão e terminou num bom 7º lugar, continuando vivo no campeonato.


Tentando a recuperação
Mayone Alves (EnoYaM)  chegou disposto a passar uma borracha nos seus resultados ruins das últimas e etapas e alinhou seu Lexus IS-F Touring Car '07, Dourado # 81 na 7ª colocação no grid. Utilizando uma estratégia que se mostrou certa para o seu “ralador de pneus”, parou duas vezes, conseguiu não cometer erros e acabou com um satisfatório 6º lugar. Será que agora ele deslancha? Ou foi mero acaso... Só as próximas etapas mostrarão.


Nada substitui a experiência
Antonio Félix (antoniosolution) e seu Ford GT LM Race Car está se firmando cada vez mais no campeonato. Sempre muito consistente, rápido e evitando correr riscos conseguiu mais uma vez um bom resultado. Assim, agora aparece forte com um dos lideres do campeonato. Só elogios para ele que mostra que experiência é a maior arma de um piloto.


 O que é isso, companheiro?
O efetivado Michael Bicalho (Bicalho_Wurz) e seu Audi R8 LMS Team Oreca '10 chegaram com pompa de campeões antecipados a esta etapa. Fazendo jus a isto, se classificou com a pole position e o que todos achavam é que não haveria chances para ninguém. Porém não foi o que ocorreu e aos poucos ele sentiu o peso da perda de potência, o acentuado desgaste dos seus pneus e foi sendo superado por outros pilotos amargando uma modesta (para ele) 4ª posição. Vamos ver se na próxima ele consegue evitar que isso se repita.

O campeão voltou!?
Depois de voltar de um hiato e de subjugar adversários em Tokyo, mais uma vez o piloto Yuri Delgado (Delgado_Rossi) e seu Chevrolet Corvette C5-R (C5) '00 mostraram sua habilidade e levaram pra casa a medalha de bronze, mantendo a liderança do campeonato. Resta saber se mais esta ceifada na potência do Vette não o tirará o almejado titulo, veremos nas próximas etapas.


Entrando pra história
Parece que o piloto Ricardo Luiz (riluizalves) foi visto após a corrida marcando as mãos no hall da fama de Laguna Seca. Que corrida ele fez com o seu McLaren F1 GTR Base Model - Prata #43! Vindo de um campeonato com resultados apenas satisfatórios, Ricardo fez uma corridaça, foi rápido e arrojado, ganhou posições e cruzou a linha de chegada em 2º lugar, marcando importantes pontos para subir seis posições no campeonato. Será que este é o começo de uma escalada sem precedentes?
Fora isso, Ricardo ainda venceu a enquete de piloto-destaque da rodada de Laguna Seca, parabéns jovem!


A víbora domadora de curvas
Ariel Todi (xxTodiArielxx) não sentiu a pressão dos adversários, estudou-os adversários friamente e assumiu a ponta da corrida e levou seu SRT Viper GTS-R (Team Oreca) '00, #51 para ser o primeiro a receber a bandeira quadriculada. Aplaudido de pé ainda assim deixou os membros de sua equipe desconfiados, pois ele só não é líder do campeonato por conta de erros que tiraram dele importantes pontos em corridas passadas. Será que essa inconstância será a tônica de todo o campeonato ou ele agora ficará de vez entre os ponteiros? Só o futuro dirá!

Veja abaixo como ficou a tabela após a 4ª etapa:
Clique para expandir...


PUNIÇÕES
Sem pilotos punidos na presente etapa.


ALINHAMENTO
Veja abaixo o alinhamento após a 4ª etapa:



INTERVIEW
"Depois de 3 etapas chegando no meio do grid, finalmente um pódio, a equipe trabalhou muito, treinamos praticamente a semana toda. Como a próxima etapa é com chuva creio que irá até ajudar esta perda de potencia."
Ricardo Luiz (riluizalves) McLaren F1 GTR Base Model - Prata #43

“Eu e minha equipe ficamos muito felizes com o resultado da corrida, conseguimos tirar um coelho da cartola e fazer o Lexus se comportar bem nas curvas. Ainda estamos sendo um pouco agressivos com os pneus, mas acreditamos que já extraímos quase tudo do carro. De modo que estamos otimistas para próxima etapa, pois o carro é estável e isto nos deixa em vantagem em relação a grandes adversários que possuem motor central. Queremos continuar subindo na classificação e estamos trabalhando duro pra isso!”
Mayone Alves (EnoYaM) Lexus IS-F Touring Car '07, Dourado # 81

Matéria: Mayone Alves
Fotos: Vitor Correia
https://www.facebook.com/media/set/?set=oa.1087941474616113&type=1
CLIQUE NA IMAGEM PARA ACESSAR O ÁLBUM COMPLETO!
 ...
Agora é embarcar novamente com destino ao velho continente, onde o campeonato terá mais quatro etapas. A bola da vez é o lendário circuito de Nürburgring GP, na região de Eifel, na Alemanha. A previsão do tempo está causando calafrios nos pilotos e parece que será mais uma etapa desafiadora onde só os mais fortes terão sucesso. Contamos com a presença de todos os pilotos!

facebook.com/groups/gtecbr/

Nenhum comentário: