O
World Le Mans Series começa a todo o vapor, depois de árduos treinamentos, os
pilotos finalmente se encontraram na cidade de East Midlands no circuito de
Silverstone para a primeira etapa do campeonato. A ausência de Robertinho Lima
(robertinhovivo) foi sentida por todos. O mesmo, por motivos de saúde desistiu
da etapa. Já Juliano Fernandes (X-Tech_Team), desistiu do campeonato, por
motivos pessoais. Nesse caso o João Paulo Romera (romera90) passou da condição de suplente para efetivo.
O
qualify já começou com tempos bem acirrados, a pole ficou com o Arthur Costa
(tuchotruda) com 1:38.219, bem na cola dele estava o Antônio Pessanha
(KamikazeeRJ) com +00.046s de distância, bem pertinho estava o Fábio Zulu
(Fabiozulu_Br) com +00.267s. O restante do grid se completou com Leonardo Ferri
(L-A-nt-Ferri), André Henz (andrehenz), Rodrigo Jaime (RodrigoJM7), Carlos
Eduardo Pio (ce_pio), Fabio William (Fahrenheit_7), Fábio Lima (fabiolima84),
Leonardo Ladeia (FullPower22), Sergio
Carmona (SRCarmona48), Gabriel Oliveira (Oliver_Gabriel), Juliano Fernandes
(X-Tech_Team), Diego Gerpe (DLG-1994) e Antonio Felix (antoniosolution).
Juliano
Fernandes (X-Tech_Team) teve uma ótima evolução no seu tempo desde os começos
dos treinos até o qualify, porém durante a corrida faltou concentração para
seguir bem adiante com seu Audi R18 TDI Prototype '11, então em uma decisão
inusitada, ele decidiu guardar seu carro no motorhome, ir na administração do
campeonato e cancelar sua inscrição. Já Antonio Felix (antoniosolution) ainda
não se sentiu à vontade com seu Peugeot 908 HDI FAP Team Oreca Matmut, com
pouco acerto e pouco treino ele ainda não viu a luz no fim do túnel, mas ele
promete mudanças para SPA.
Gabriel
Oliveira (Oliver_Gabriel) e seu Jaguar XJR-9 tiveram um bom começo, mas essa
definitivamente não era a corrida dele. Seu Jaguar não rendeu nas curvas e
garantiu apenas a penúltima posição. Diego Gerpe (DLG-1994) chegou na frente do
Gabriel, nas retas seu Nissan R89C ficava para trás, porém nas curvas ele se
aproximava ferozmente, atacando e se aproveitando da fragilidade do carro dele,
demorou mas ele passou e depois conseguiu se distanciar na metade pra frente.
Leonardo
Ladeia (FullPower22) batalhava contra os pilotos intermediários com a sua
Sauber C9. Ele chegou a ter um bom duelo com o Diego Gerpe, porém seu carro
apresentou problemas no cambio na volta 23 e teve que abandonar a corrida.
Fábio Lima (fabiolima84) ainda não se achou dentro do seu Bentley Speed 8 e a
sua estratégia de segurar o set de pneus não funcionou muito bem, ajustes serão
feitos para a próxima etapa, mas nessa ele ficou na 10ª posição.
Fábio Lima e Carmona na disputa pelas posições intermediárias. |
Sergio
Carmona (SRCarmona48) definitivamente não fez a sua melhor largada nessa etapa,
porém pouco a pouco, se favorecendo de uma condução tranquila, ele conseguiu
subir no grid e levar seu Toyota Minolta já perto das posições intermediárias. Fabio
William (Fahrenheit_7) demonstrou a clara insatisfação com a falta de potência
do seu Peugeot 908, ele fatiava nas curvas, mas em velocidade seu carro não
rendia, e acabou ficando uma posição acima do Carmona.
Fábio William queria mais potência em seu 908. |
Carlos
Eduardo Pio (ce_pio) obteve um desgaste controlado e regular do set de pneus em
seu Pescarolo Peugeot, a batalha pelo pódio tava difícil, mas novas estratégias
e acertos virão para deixar seu carro mais competitivo. Já Leonardo Ferri (L-A-nt-Ferri) estava muito bem com seu
Peugeot 905, carro bom em curva e reta, porém seu carro não é movido a ar e ele
ficou sem gasolina no final, perdendo posições preciosas no final.
Rodrigo
Jaime (RodrigoJM7) fez o que estava escrito no script, domou bem seu Audi R8
Race Car, fez uma estratégia bem cronometrada e arrancou uma boa 5ª posição. O
Pescarolo C60 Hybride do Antônio Pessanha (KamikazeeRJ) voou sobre a pista de
Silverstone, ele foi uma ameaça constante em busca da liderança, porém os
engenheiros de estratégia não foram bem remunerados e ele detonou seus pneus,
mesmo assim ele chegou perto do pódio.
Outro que fez uma ótima corrida foi André Henz (andrehenz) e seu Toyota GT-One, seguindo a tocada do Rodrigo Jaime, ele seguia de maneira confiante e com a certeza que sua estratégia estava boa para duelar, e no final colheu os frutos disso e pegou a 3ª posição ficando na frente do Ferri e do Pessanha.
Corrida difícil para os ponteiros. |
Fábio Zulu (Fabiozulu_Br) foi na garra, pegou sua BMW V12, sentou o pé no porão, porém a sua estratégia não estava alinhada com a sua velocidade, o que pode ter prejudicado um pouco seu rendimento, mas foi mais que suficiente pra chegar bem na 2ª posição, atrás do Mazda 787B Stealth Model do Arthur Costa (tuchotruda), que foi bem em sua estratégia e na condução do seu carro, com uma corrida bem limpa ele conquistou a vitória da etapa, mas já se preparando para a regra de alinhamento na seguinte.
Arthur Costa vence o primeiro jogo de xadrez do campeonato. |
...
PUNIÇÕES
*Todas
as penalidades foram aplicadas por pisar na linha na saída do box, punição leve
= -1 ponto no geral:
Rodrigo
Jaime (RodrigoJM7) – Voltas 12 e 23 (-2 pontos)
Fabio
William (Fahrenheit_7) – Volta 11 (-1 ponto)
Leonardo
Ladeia (FullPower22) – Volta 11 (-1 ponto)
Fábio
Lima (fabiolima84) – Voltas 14 e 25 ( -2 pontos)
Antônio
Pessanha (KamikazeeRJ) – Volta 17 (-1 ponto)
Fábio
Zulu (Fabiozulu_Br) – Volta 17 e 26 (- 2 pontos).
Segue
abaixo a tabela geral com as pontuações da etapa. Clique na imagem para
expandir.
Tabela geral. Clique pra ampliar. |
REGRA DE ALINHAMENTO
Novo
limites de PP para os pilotos citados abaixo:
1
- Arthur Costa (tuchotruda) andará com 673pp no máximo;
2
- Fábio Zulu (Fabiozulu_Br) andará com 665 pp no máximo;
3
- André Henz (andrehenz) andará com 667 pp no máximo.
-
Diego Gerpe (DLG-1994) andará com 683 pp no máximo;
-
Gabriel Oliveira (Oliver_Gabriel) andará com 685 pp no máximo;
-
Antonio Felix (antoniosolution) caso seja convocado, andará com 675pp no
máximo.
INTERVIEW
“Gostei muito da
corrida, não esperava ir tão bem logo de primeira, pois estou a um mês de
volante, mas treinei muito pra poder conseguir correr. Spa é uma pista que
gosto muito. Talvez consiga melhorar um pouco mais o carro pra tentar pegar o
Tucho e Zulu”.
André Henz
(andrehenz)
“Achei
ótima, fui melhor do que esperava. Agora é definir estratégia pra próxima
etapa”
Antônio Pessanha
(KamikazeeRJ)
“Esse
campeonato esta sendo uma boa experiência pra mim, pois participei de pouco
eventos dessa categoria, espero que as próximas corridas eu esteja mais
preparado e minha equipe acerta um ajuste melhor para o carro.”
Antônio
Félix (antoniosolution)
Meu primeiro
campeonato no GTEC me fez imaginar que todas as corridas seriam bem disputadas,
tendo em vista minhas participações nós sazonais. Na última semana, treinei
quase todos os dias, buscando um setup equilibrado, que me desse condições de
chegar no pelotão intermediário Nestes
treinos, vi que alguns pilotos estavam cerca de 5 a 7 segundos mais rápidos que
eu, em cada volta, persistindo
nos treinos e com a ajuda de alguns amigos, consegui baixar está diferença pra
4 ou 5 segundos... Só faltava definir uma estratégia diferenciada. Então
resolvi fazer apenas um pit... e mais uma vez a emoção acompanhou até a última
volta, restando apenas 2 ou 3 litros de combustível na última volta, com o
Fahrenheit terminando a corrida a 2 segundos para me alcançar. Resumindo...
Emoção do início só fim, literalmente! Valeu GTEC e que venha Spa!
Carlos Eduardo Pio (ce_pio)
O
campeonato está apenas começando e fica impossível prever qualquer coisa, pois
os pilotos estão jogando xadrez com as regras de alinhamento e cada corrida
será uma caixinha de surpresas. A próxima pista tem fama de ser rápida e conta
com a famosa Eau Rouge, estamos falando nada mais nada menos do que SPA
Francorchamps, e o clima por lá anda imprevisível, veremos como os pilotos se
sairão no próximo domingo à noite!
Patrocinadora oficial do World Le Mans Series. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário