PATROCINADOR OFICIAL DO CORSIATO GT CHAMPIONS! |
É sabido a todos que Colin
Chapman era notório fã da filosofia “simplificar e adicionar leveza”, logo
sempre aplicava tal linha de pensamento nos carros da marca cujo fundara - a
Lotus. Um dos carros que podem ser usado
como exemplo mais é o Elise, um carro pequeno e leve cujo é capaz de mesmo não
possuindo uma potência tão significativa quanto boa parte dos esportivos com
que concorre andar tão ou até mais rápido em um circuito com o adicional de
apresentar uma comunicação piloto/máquina maior, consequência do seu baixo
peso. Então, como é que deve se portar esse carro com menos peso, mais
potência, pneus slick e aumento na aerodinâmica? É o que buscaremos saber,
terça, usando o Lotus Elise 111R Race
Car ’04 com pneus de corrida médio e seu pp máximo sem afinação, com a
adição de neste evento as ajudas de direção estarem travadas com a exceção do
ABS. O palco a ser utilizado será o Circuito de Silverstone, em seu traçado GP,
com um tempo bastante seco. Então, ao carro base, visto que é um “modelo
original modificado criado pelo “Gran Turismo” baseado no Lotus Elise 111R
(2004)”.
Lotus Elise 111R Race Car ’04, protagonista de terça feira. |
A história do Elise, que começou
em 1995, assistiu à sua maior evolução com a passagem para a Series 2 em 2000.
O exterior da Series 2 afastou-se do estilo arredondado do primeiro modelo e
adotou um visual mais retilíneo, com ângulos vincados. A série foi também
alargada. Ao modelo 111 com temporização de válvulas variável foi adicionado o
111S mais luxuoso e o Sports 111 com uma capacidade de manobra melhorada. As
especificações do motor eram iguais para ambos, 145 CV de potência e 17,7 mkgf
de torque, mas melhoramentos posteriores elevaram a potência para 158 CV.
Entretanto, foi lançada uma edição limitada, o Type 72, em homenagem ao
lendário carro de F1 da Lotus, o Lotus 72. Este modelo incluía diversas
características, tais como as cores do 72, utilizadas para mostrar o encanto
exterior do Elise como mais do que um “mero” carro de alto desempenho.
Você pode escolher o número e cores que quiser para o carro. |
Contudo, o maior sucesso da
Series 2 foi o 111R, lançado em 2004. Este Elise recebeu um motor 2ZZ-GE
construído pela Toyota, um DOHC de 1,8 litros e 4 cilindros em linha que
equipava carros como o Celica. Todos os 111Rs estavam equipados com uma caixa
de câmbio manual de 6 velocidades e produziam 192 CV e 18,4 mkgf de torque.Este casamento ocorreu a pedido
da Lotus, que procurara um motor ecológico para poder exportar o Elise para a
América do Norte. Este sonho foi realizado com a adoção do 2ZZ-GE e, desta
forma, o 111R tornou-se o primeiro Elise a chegar à América do Norte. Além
disso, o 111R foi o primeiro Elise a ser equipado com um ABS de 4 canais. Como
esportivo leve, o Elise deu um grande passo a frente com o Series 2.
Venha participar conosco nessa
corrida que promete ser um desafio bem divertido, visto que apesar do aumento
na aderência do carro como um todo, certamente caso explorado em seus limites ele
será capaz de presentear aquele que o pilota ou com um belo sorriso em sua cara
ou com um grande susto. Tudo isso dependerá exclusivamente do quanto que estará
a explorar e da forma que será feita. A sala, como sempre será abera às 21
horas e será informada no grupo logo após sua abertura, além de ser informado o
ID da mesma para auxiliar aqueles que poderão ter problemas em acha-la. Já a
corrida será por volta das 22 horas, porém não deixe pra última hora para não
correr o risco de perder a sua vaga. Dito isso, até terça!
SHOWDOWN DE QUINTA
FEIRA
Esse final de semana ficou marcado pela escolha da sazonal de quinta
feira pelos pilotos, e a sazonal escolhida pela maioria foi à ideia dada pelo
Juliano Fernandes (X-TECH_TEAM) que será nada mais nada menos que uma corrida
em SPA Francorchamps com os carros da FIA GT3. Saiba um pouco da história da
categoria depois veja os carros selecionados para a corrida.
FIA GT Series é um campeonato de corrida de carros grand tourer
organizado pela Stéphane Ratel Organisation (SRO) e a Fédération Internationale
de l'Automobile (FIA). O campeonato é disputado principalmente na Europa, mas
visita circuitos em outros continentes.
Quinta apenas carros da categoria "GT3" |
Em 1997, devido ao crescente interesse de fabricantes como
Mercedes-Benz, Porsche e Panoz, a FIA assumiu o controle do campeonato BPR
Global GT Series que vinha crescendo em popularidade, padronizou o limite das
corridas em 500 km ao invés das quatro horas tradicionais, liberalizou os
regulamentos técnicos e deixou os direitos comerciais com um dos fundadores da
série BPR, Stéphane Ratel, que conseguiu apoio televisivo da estação
pan-européia Eurosport. Os novos fabricantes construiram homologation specials,
carros de corrida que aproveitavam as novas regras, e desenvolveram
praticamente protótipos, com produção de cerca de 25 carros. Chrysler, Lister e
Marcos, sem interesse no aumento dos custos, passaram a disputar a classe GT2.
Ao final da temporada 2004, a FIA renomeou as classes para GT1 e GT2,
e liberalizou as regras da classe GT1, permitindo "supercarros".
Apesar dessa medida ter sido tomada para acomodar o Saleen S7, o maior
beneficiado foi o Maserati MC12, o que levou a FIA a impôr limitações
aerodinâmicas ao carro italiano. Apesar disso, graças ao sistema de penalidades
com lastros, a disputa pelo campeonato dificilmente fica restrita a um carro
dominante. O nível de competição permaneceu disputado, e pilotos sem grande
experiência competitiva disputam vitórias com pilotos profissionais, alguns com
experiência na Fórmula 1.
Depois da temporada 2009, a SRO anunciou que as duas categorias do FIA
GT, GT1 e GT2, seriam divididas em campeonatos distintos. A categoria GT1 se
tornaria um campeonato mundial com etapas ao redor do planeta. Carros elegíveis
à categoria GT1 apenas poderiam disputar o Campeonato Mundial FIA GT1.
Haviam planos para a categoria GT2 ter um campeonato próprio, exclusivamente com etapas na Europa, a ser chamada de Campeonato Europeu FIA GT2, mas o campeonato foi cancelado. Assim o Campeonato do Mundo de FIA GT continha carros de GT1 e GT2. Na época de 2012, o campeonato abriria a participação a carros de GT3. No entanto a maioria dos carros eram GT3, não havendo qualquer carro GT2 e apenas um punhado de carros GT1. Assim, apesar de manter o nome de GT1, o campeonato foi apenas disputado por carros de especificação GT3.
Único carro da Mercedes, porém, dá para pintar. |
Haviam planos para a categoria GT2 ter um campeonato próprio, exclusivamente com etapas na Europa, a ser chamada de Campeonato Europeu FIA GT2, mas o campeonato foi cancelado. Assim o Campeonato do Mundo de FIA GT continha carros de GT1 e GT2. Na época de 2012, o campeonato abriria a participação a carros de GT3. No entanto a maioria dos carros eram GT3, não havendo qualquer carro GT2 e apenas um punhado de carros GT1. Assim, apesar de manter o nome de GT1, o campeonato foi apenas disputado por carros de especificação GT3.
No início de 2013, numa tentativa de reduzir os custos, o campeonato
foi trasnformado na FIA GT Series, disputados por carros GT3 em 6 provas (5 na
Europa e 1 no Médio Oriente) com qualificação, corrida de sprint (ou corrida de
qualificação) com a duração de 60 minutos, e corrida principal.
Os carros selecionados para a corrida serão:
Audi R8 LMS - Team Oreca '10
Audi R8 LMS ultra (Audi Sport Team Phoenix) '12
Audi R8 LMS ultra '12
Audi R8 LMS (Team
PlayStation) '09
Audi R8 LMS '09
BMW Z4 GT3 '11
Mercedes-Benz SLS AMG
GT3 '11
Nissan GT-R NISMO GT3 '13
Nissan GT-R NISMO GT3 Base Model '13
Nissan GT-R NISMO GT3 N24 Schulze Motorsport '13
Nissan GT-R NISMO GT3 Nissan GT Academy Team RJN '13
Os pneus estarão liberados e as specs dos carros serão fornecidas
quando lançarmos o evento ou um pouco antes. Você já escolheu o carro e a
montadora que vai defender?
Clique na logo para acessar o facebook da GTEC! |
Nenhum comentário:
Postar um comentário