domingo, 24 de agosto de 2014

Elise 111R Race Car / FIA GT3... Conheça as sazonais da semana!

PATROCINADOR OFICIAL DO CORSIATO GT CHAMPIONS!





É sabido a todos que Colin Chapman era notório fã da filosofia “simplificar e adicionar leveza”, logo sempre aplicava tal linha de pensamento nos carros da marca cujo fundara - a Lotus.  Um dos carros que podem ser usado como exemplo mais é o Elise, um carro pequeno e leve cujo é capaz de mesmo não possuindo uma potência tão significativa quanto boa parte dos esportivos com que concorre andar tão ou até mais rápido em um circuito com o adicional de apresentar uma comunicação piloto/máquina maior, consequência do seu baixo peso. Então, como é que deve se portar esse carro com menos peso, mais potência, pneus slick e aumento na aerodinâmica? É o que buscaremos saber, terça, usando o Lotus Elise 111R Race Car ’04 com pneus de corrida médio e seu pp máximo sem afinação, com a adição de neste evento as ajudas de direção estarem travadas com a exceção do ABS. O palco a ser utilizado será o Circuito de Silverstone, em seu traçado GP, com um tempo bastante seco. Então, ao carro base, visto que é um “modelo original modificado criado pelo “Gran Turismo” baseado no Lotus Elise 111R (2004)”.

Lotus Elise 111R Race Car ’04, protagonista de terça feira.
A história do Elise, que começou em 1995, assistiu à sua maior evolução com a passagem para a Series 2 em 2000. O exterior da Series 2 afastou-se do estilo arredondado do primeiro modelo e adotou um visual mais retilíneo, com ângulos vincados. A série foi também alargada. Ao modelo 111 com temporização de válvulas variável foi adicionado o 111S mais luxuoso e o Sports 111 com uma capacidade de manobra melhorada. As especificações do motor eram iguais para ambos, 145 CV de potência e 17,7 mkgf de torque, mas melhoramentos posteriores elevaram a potência para 158 CV. Entretanto, foi lançada uma edição limitada, o Type 72, em homenagem ao lendário carro de F1 da Lotus, o Lotus 72. Este modelo incluía diversas características, tais como as cores do 72, utilizadas para mostrar o encanto exterior do Elise como mais do que um “mero” carro de alto desempenho.

Você pode escolher o número e cores que quiser para o carro.
 
Contudo, o maior sucesso da Series 2 foi o 111R, lançado em 2004. Este Elise recebeu um motor 2ZZ-GE construído pela Toyota, um DOHC de 1,8 litros e 4 cilindros em linha que equipava carros como o Celica. Todos os 111Rs estavam equipados com uma caixa de câmbio manual de 6 velocidades e produziam 192 CV e 18,4 mkgf de torque.Este casamento ocorreu a pedido da Lotus, que procurara um motor ecológico para poder exportar o Elise para a América do Norte. Este sonho foi realizado com a adoção do 2ZZ-GE e, desta forma, o 111R tornou-se o primeiro Elise a chegar à América do Norte. Além disso, o 111R foi o primeiro Elise a ser equipado com um ABS de 4 canais. Como esportivo leve, o Elise deu um grande passo a frente com o Series 2.

Leve e ágil, você consegue segurar essa máquina em Silverstone?


Venha participar conosco nessa corrida que promete ser um desafio bem divertido, visto que apesar do aumento na aderência do carro como um todo, certamente caso explorado em seus limites ele será capaz de presentear aquele que o pilota ou com um belo sorriso em sua cara ou com um grande susto. Tudo isso dependerá exclusivamente do quanto que estará a explorar e da forma que será feita. A sala, como sempre será abera às 21 horas e será informada no grupo logo após sua abertura, além de ser informado o ID da mesma para auxiliar aqueles que poderão ter problemas em acha-la. Já a corrida será por volta das 22 horas, porém não deixe pra última hora para não correr o risco de perder a sua vaga. Dito isso, até terça!




SHOWDOWN DE QUINTA FEIRA

Esse final de semana ficou marcado pela escolha da sazonal de quinta feira pelos pilotos, e a sazonal escolhida pela maioria foi à ideia dada pelo Juliano Fernandes (X-TECH_TEAM) que será nada mais nada menos que uma corrida em SPA Francorchamps com os carros da FIA GT3. Saiba um pouco da história da categoria depois veja os carros selecionados para a corrida.
FIA GT Series é um campeonato de corrida de carros grand tourer organizado pela Stéphane Ratel Organisation (SRO) e a Fédération Internationale de l'Automobile (FIA). O campeonato é disputado principalmente na Europa, mas visita circuitos em outros continentes.

Quinta apenas carros da categoria "GT3"

Em 1997, devido ao crescente interesse de fabricantes como Mercedes-Benz, Porsche e Panoz, a FIA assumiu o controle do campeonato BPR Global GT Series que vinha crescendo em popularidade, padronizou o limite das corridas em 500 km ao invés das quatro horas tradicionais, liberalizou os regulamentos técnicos e deixou os direitos comerciais com um dos fundadores da série BPR, Stéphane Ratel, que conseguiu apoio televisivo da estação pan-européia Eurosport. Os novos fabricantes construiram homologation specials, carros de corrida que aproveitavam as novas regras, e desenvolveram praticamente protótipos, com produção de cerca de 25 carros. Chrysler, Lister e Marcos, sem interesse no aumento dos custos, passaram a disputar a classe GT2.

A Audi terá vários representantes nessa corrida.

Ao final da temporada 2004, a FIA renomeou as classes para GT1 e GT2, e liberalizou as regras da classe GT1, permitindo "supercarros". Apesar dessa medida ter sido tomada para acomodar o Saleen S7, o maior beneficiado foi o Maserati MC12, o que levou a FIA a impôr limitações aerodinâmicas ao carro italiano. Apesar disso, graças ao sistema de penalidades com lastros, a disputa pelo campeonato dificilmente fica restrita a um carro dominante. O nível de competição permaneceu disputado, e pilotos sem grande experiência competitiva disputam vitórias com pilotos profissionais, alguns com experiência na Fórmula 1.

Única BMW a representar a marca.


Depois da temporada 2009, a SRO anunciou que as duas categorias do FIA GT, GT1 e GT2, seriam divididas em campeonatos distintos. A categoria GT1 se tornaria um campeonato mundial com etapas ao redor do planeta. Carros elegíveis à categoria GT1 apenas poderiam disputar o Campeonato Mundial FIA GT1.

Único carro da Mercedes, porém, dá para pintar.


Haviam planos para a categoria GT2 ter um campeonato próprio, exclusivamente com etapas na Europa, a ser chamada de Campeonato Europeu FIA GT2, mas o campeonato foi cancelado. Assim o Campeonato do Mundo de FIA GT continha carros de GT1 e GT2. Na época de 2012, o campeonato abriria a participação a carros de GT3. No entanto a maioria dos carros eram GT3, não havendo qualquer carro GT2 e apenas um punhado de carros GT1. Assim, apesar de manter o nome de GT1, o campeonato foi apenas disputado por carros de especificação GT3.

Assim como a Audi, a Nissan terá vários modelos a disposição para a corrida.

No início de 2013, numa tentativa de reduzir os custos, o campeonato foi trasnformado na FIA GT Series, disputados por carros GT3 em 6 provas (5 na Europa e 1 no Médio Oriente) com qualificação, corrida de sprint (ou corrida de qualificação) com a duração de 60 minutos, e corrida principal.

Os carros selecionados para a corrida serão:
Audi R8 LMS - Team Oreca '10
Audi R8 LMS ultra (Audi Sport Team Phoenix) '12
Audi R8 LMS ultra '12
Audi R8 LMS (Team PlayStation) '09
Audi R8 LMS '09
BMW Z4 GT3 '11
Mercedes-Benz SLS AMG GT3 '11
Nissan GT-R NISMO GT3 '13
Nissan GT-R NISMO GT3 Base Model '13
Nissan GT-R NISMO GT3 N24 Schulze Motorsport '13
Nissan GT-R NISMO GT3 Nissan GT Academy Team RJN '13

Os pneus estarão liberados e as specs dos carros serão fornecidas quando lançarmos o evento ou um pouco antes. Você já escolheu o carro e a montadora que vai defender?
 
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