sábado, 10 de maio de 2014

Sedãs na neve, Lotus Elise... Conheça as sazonais da semana!!!




SHOWDOWN DE TERÇA FEIRA

Você é um macho alfa dedicado e mora em alguma região das zonas temperadas do norte ou do sul do planeta, sua família está com fome e os mantimentos em casa já se acabaram, então você abre a janela e vê muita neve caindo e o asfalto deixou de ser asfalto há muito tempo, o que você faz? Ficar em casa não é uma opção, então já que a obrigação se torna um risco em potencial, nada melhor do que fazer isso da melhor forma possível! Selecione seu sedã confortável com tração dianteira, calce-o com pneus de neve e troque o óleo. Terça feira será o dia dos sedãs correrem na neve, sem pit Stops, alinhados a 383pp em Chamonix Leste. E de repente você abre a garagem e vê um monte de gente fazendo a mesma coisa, então se preparem! Conheça um pouco mais sobre o carro dos seus vizinhos.

1- Ford Taurus SHO ’98: Em 1986 o Ford Taurus foi lançado como um sedan e como uma perua para a classe média alta. Era um modelo destinado a ser um carro de família caracterizado pela sua carroceria requintada e aerodinâmica. Em 1989, foi adicionado a linha Taurus um modelo pouco convencional chamado de Taurus SHO, que significa “Super High Output” (rendimento extra alto), representando um veículo de alta potência. O modelo padrão mais forte era o V60HV, de 182 polegadas cúbicas com 140cv de potência, mais o SHO vinha equipado com um DOHC v6 e 24 válvulas, produzindo 220cv.


2 - Alfa Romeo 166 2.5 V6 24V Sportronic ’98: Estreou em 1998 e assumiu o lugar do 164. O conhecido designer Walter de Silva desenhou este modelo, que se tornou o pilar da nova geração dos Alfa. O modelo 166 tinha um design esportivo visivelmente distinto. Foi dada a este carro uma presença notável, a ponto de ser considerado o estandarte da série. Usava um motor 2.5 de 190 cv de potência e 22,6 kgfm.

3 - Peugeot 406 Coupé 3.0 V6 '98: envolvido em linhas fluidas, a carroceria transmitia uma áurea de elegância e descontração, o mesmo pode ser dito do seu interior. Sendo um coupé sem se tornar um esportivo, manteve esta elegância graciosa em todos os seus aspectos. Possui um motor V6 de 3.0 litros que gera 207 CV a 6.000rpm e 29,1 kgfm .



4 - Alfa Romeo 156 2.5 V6 24V '98: Seu visual arrojado fica na memória, seu estilo era uma fusão de um sedan 4 portas com um coupé de 2 portas, levando o design dos sedans esportivos a uma direção totalmente nova. Embora o rendimento de 190cv e o torque de 22,6 kgfm não sejam particularmente impressionantes, a força do motor condiz com as expectativas dos condutores.


5 - Citroën Xantia 3.0i V6 Exclusive '00: é um sedan da Citroen de linha média, surgiu em 1993 no Salão do Automóvel de Genebra. Com uma elegante carroceria devida ao trabalho de Bertone, respeitava a tradição francesa de uma carroceria hatchback com 5 portas. O formato da suspensão era bastante comum na dianteira e na traseira. Mas em vez de molas e amortecedores, o Xantia trazia um mecanismo hidráulico chamado Hydroactive II. Ele usa um motor V6 que chega a 197cv e 27,2 kgfm.


6-Nissan Primera 20V (EU) '01: Consciente do mercado global, a partir daquele modelo, o Primera foi adotado como um carro de passageiros em pleno. A novidade mais importante desta 3ª geração era sem dúvida o modelo Sports Grade 20v. Era o único equiupado com motor SR20Ve de 4 cilindros que desenvolvia a potência máxima de 204 cv.

7-Honda Accord Coupe EX '03: Baseado no Accord Sedan dos EUA vendido como Inspire no Japão, tinha um tamanha respeitável, tornando-o um carro da classe acima do Accord Sedan japonês. O motor equipado era um V6 de 3 litros que gerava 243cv de potência. É um coupé tradicional, adequado para viagens luxuosas em autoestradas.

 
8 - Mazda 6 5-door ’03: O Mazda Atenza foi vendido como mazda 6 fora do Japão. O sedã de tamanho médio foi fabricado com o intuito de marcar um novo padrão mundial em design, equipamento, qualidade de construção, segurança e considerações ambientais. O motor é um DOHC 2.3 com 4 cilindros em linha, que produz 178cv,

9 - Citroën C5 V6 Exclusive '03: O C5 foi usado para a nova geração de sedans de linha média. Como reflexo desse espírito, o tamanho da carroceria era maior que a do Xantia. Foi incluída uma vasta linha de motores, com os motores a gasolina indo de 1.8 aos 3.0 litros e os diesel indo de 2.0 a 2.2 litros. O carro do jogo chega a 210cv e 30 kgfm de torque.


10 - Opel Vectra 3.2 V6 '03: A Opel pretendia que o novo design do Vectra projetasse a empresa para uma nova era. A prova disso foi que a Opel desenvolveu mais modelos do Vectra do que jamais fizera. Esse Vectra usava um motor V6 de 3.2 litros, que era capaz de gerar 211 cv e 30.6 kgfm de torque.

 
11 - Volvo S60 T-5 Sport '03: O S60 representou uma ruptura em relação ao design retilíneo das gerações anteriores de Volvos. O exterior tinha estilo suficiente para a Volvo o chamar de “coupé de 4 portas”. A versão TS Sport dispõe de um turbo de alta pressão com uma cilindrada reduzida para 2.3 litros. Apesar da elevada potência de 250cv, este motor é mais conhecido pelo seu torque máximo de 33,7 kgfm.


12 - Acura CL 3.2 Type-S ’03: A acura é a marca qualidade superior da Honra, estreou nos EUA em 1986 e o CL é o coupé top de linha da marca. O acura CL de 2 portas só foi vendido nos EUA onde competia no mercado com outros coupés de alta qualidade, como o BMW série 3 e o Mercedes CLK. Exclusivamente no CL da escala Type S, a taxa de compressão foi aumentada para dar ao motor um rendimento máximo de 264cv e 32,0 kgfm de torque.



Então, você já ligou o aquecedor, verificou o óleo e as lâmpadas do carro? Cuidado com a estrada, pois nos vemos terça feira com sala aberta às 21h!



SHOWDOWN DE QUINTA FEIRA 


Pode-se dizer com certa firmeza que a Inglaterra quase que diretamente foi o estopim do automobilismo por causa da revolução industrial no século XVIII. Tal fato gerou uma espécie de “boom” no desenvolvimento tecnológico, que culminou no surgimento do automóvel e na consequente competição de quem conseguia fazer o carro mais rápido – basicamente o automobilismo que tanto conhecemos e amamos. E como homenagem a este país que sem ele ou não teríamos automobilismo de forma alguma ou seria em uma forma certamente mais primitiva da qual estamos acostumados, realizaremos uma corrida representando aquela que pode representar a escola inglesa de fazer carros rápidos: fazendo carros cada vez mais leves, não precisando de tanta potência para serem  rápidos. Escola cuja teve como maior representante Sir Colin Chapman, fundador da Lotus e fiel adepto da filosofia de “simplificar e adicionar leveza” como ele mesmo costumava dizer e aplicar em seus carros. O carro a ser usado obviamente será um Lotus, no caso o Elise 111R ’04, um carro extremamente leve e visceral, cujo passa uma agilidade que poucos conseguem igualar e que se guiado no limite é capaz de desafiar qualquer piloto com sua combinação de peso baixo, potência bastante alta para o peso, tração MR e entre eixos curto. Como medida de desempenho, serão usados 500 pp e pneus esportivos suaves, e a pista será Brands Hatch, em seu traçado GP.

Lotus Elise 111R ’04, protagonista de quinta feira.
A história do Elise, que começou em 1995, assistiu à sua maior evolução com a passagem para a Series 2 em 2000. O exterior da Series 2 afastou-se do estilo arredondado do primeiro modelo e adotou um visual mais retilíneo, com ângulos vincados. A série foi também alargada. Ao modelo 111 com temporização de válvulas variável foi adicionado o 111S mais luxuoso e o Sports 111 com uma capacidade de manobra melhorada. As especificações do motor eram iguais para ambos, 145 CV de potência e 17,7 mkgf de torque, mas melhoramentos posteriores elevaram a potência para 158 CV. Entretanto, foi lançada uma edição limitada, o Type 72, em homenagem ao lendário carro de F1 da Lotus, o Lotus 72. Este modelo incluía diversas características, tais como as cores do 72, utilizadas para mostrar o encanto exterior do Elise como mais do que um “mero” carro de alto desempenho.

192 CV e 18,4 mkgf de torque

Contudo, o maior sucesso da Series 2 foi o 111R, lançado em 2004. Este Elise recebeu um motor 2ZZ-GE construído pela Toyota, um DOHC de 1,8 litros e 4 cilindros em linha que equipava carros como o Celica. Todos os 111Rs estavam equipados com uma caixa de câmbio manual de 6 velocidades e produziam 192 CV e 18,4 mkgf de torque.
Este casamento ocorreu a pedido da Lotus, que procurara um motor ecológico para poder exportar o Elise para a América do Norte. Este sonho foi realizado com a adoção do 2ZZ-GE e, desta forma, o 111R tornou-se o primeiro Elise a chegar à América do Norte. Além disso, o 111R foi o primeiro Elise a ser equipado com um ABS de 4 canais. Como esportivo leve, o Elise deu um grande passo a frente com o Series 2.

Quinta feita sentaremos atrás do volante do Elise em Brands Hatch!
Um dos mais extremos Lotus produzidos, ainda por cima preparado para render bem mais do que o original. Acha que está pronto para representar o orgulho dos esportivos britânicos peso-pena, ainda por cima numa das mais famosas e históricas pistas britânicas? Se sim, quinta às 22 horas estaremos no aguardo!

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