SHOWDOWN DE TERÇA FEIRA
Você é um macho alfa dedicado e mora em alguma região das zonas
temperadas do norte ou do sul do planeta, sua família está com fome e os
mantimentos em casa já se acabaram, então você abre a janela e vê muita neve
caindo e o asfalto deixou de ser asfalto há muito tempo, o que você faz? Ficar
em casa não é uma opção, então já que a obrigação se torna um risco em
potencial, nada melhor do que fazer isso da melhor forma possível! Selecione
seu sedã confortável com tração dianteira, calce-o com pneus de neve e troque o
óleo. Terça feira será o dia dos sedãs correrem na neve, sem pit Stops,
alinhados a 383pp em Chamonix Leste. E de repente
você abre a garagem e vê um monte de gente fazendo a mesma coisa, então se
preparem! Conheça um pouco mais sobre o carro dos seus vizinhos.
1- Ford Taurus SHO ’98: Em 1986 o Ford Taurus foi lançado como um
sedan e como uma perua para a classe média alta. Era um modelo destinado a ser
um carro de família caracterizado pela sua carroceria requintada e
aerodinâmica. Em 1989, foi adicionado a linha Taurus um modelo pouco
convencional chamado de Taurus SHO, que significa “Super High Output”
(rendimento extra alto), representando um veículo de alta potência. O modelo
padrão mais forte era o V60HV, de 182 polegadas cúbicas com 140cv de potência,
mais o SHO vinha equipado com um DOHC v6 e 24 válvulas, produzindo 220cv.
2 - Alfa Romeo 166 2.5 V6 24V Sportronic ’98:
Estreou em 1998 e assumiu o lugar do 164. O conhecido designer Walter de Silva
desenhou este modelo, que se tornou o pilar da nova geração dos Alfa. O modelo
166 tinha um design esportivo visivelmente distinto. Foi dada a este carro uma
presença notável, a ponto de ser considerado o estandarte da série. Usava um
motor 2.5 de 190 cv de potência e 22,6 kgfm.
3 - Peugeot 406 Coupé 3.0 V6 '98: envolvido em linhas fluidas, a
carroceria transmitia uma áurea de elegância e descontração, o mesmo pode ser
dito do seu interior. Sendo um coupé sem se tornar um esportivo, manteve esta
elegância graciosa em todos os seus aspectos. Possui um motor V6 de 3.0 litros
que gera 207 CV a 6.000rpm e 29,1 kgfm .
4 - Alfa Romeo 156 2.5 V6 24V '98: Seu visual
arrojado fica na memória, seu estilo era uma fusão de um sedan 4 portas com um
coupé de 2 portas, levando o design dos sedans esportivos a uma direção
totalmente nova. Embora o rendimento de 190cv e o torque de 22,6 kgfm não sejam
particularmente impressionantes, a força do motor condiz com as expectativas
dos condutores.
5 - Citroën Xantia 3.0i V6 Exclusive '00: é um
sedan da Citroen de linha média, surgiu em 1993 no Salão do Automóvel de
Genebra. Com uma elegante carroceria devida ao trabalho de Bertone, respeitava
a tradição francesa de uma carroceria hatchback com 5 portas. O formato da
suspensão era bastante comum na dianteira e na traseira. Mas em vez de molas e
amortecedores, o Xantia trazia um mecanismo hidráulico chamado Hydroactive II.
Ele usa um motor V6 que chega a 197cv e 27,2 kgfm.
6-Nissan Primera 20V (EU) '01: Consciente do
mercado global, a partir daquele modelo, o Primera foi adotado como um carro de
passageiros em pleno. A novidade mais importante desta 3ª geração era sem
dúvida o modelo Sports Grade 20v. Era o único equiupado com motor SR20Ve de 4
cilindros que desenvolvia a potência máxima de 204 cv.
7-Honda Accord Coupe EX '03: Baseado no Accord
Sedan dos EUA vendido como Inspire no Japão, tinha um tamanha respeitável,
tornando-o um carro da classe acima do Accord Sedan japonês. O motor equipado
era um V6 de 3 litros que gerava 243cv de potência. É um coupé tradicional,
adequado para viagens luxuosas em autoestradas.
8 - Mazda 6 5-door ’03: O Mazda Atenza foi vendido
como mazda 6 fora do Japão. O sedã de tamanho médio foi fabricado com o intuito
de marcar um novo padrão mundial em design, equipamento, qualidade de
construção, segurança e considerações ambientais. O motor é um DOHC 2.3 com 4
cilindros em linha, que produz 178cv,
9 - Citroën C5 V6 Exclusive '03: O C5 foi usado
para a nova geração de sedans de linha média. Como reflexo desse espírito, o
tamanho da carroceria era maior que a do Xantia. Foi incluída uma vasta linha
de motores, com os motores a gasolina indo de 1.8 aos 3.0 litros e os diesel
indo de 2.0 a 2.2 litros. O carro do jogo chega a 210cv e 30 kgfm de torque.
10 - Opel Vectra 3.2 V6 '03: A Opel pretendia que o
novo design do Vectra projetasse a empresa para uma nova era. A prova disso foi
que a Opel desenvolveu mais modelos do Vectra do que jamais fizera. Esse Vectra
usava um motor V6 de 3.2 litros, que era capaz de gerar 211 cv e 30.6 kgfm de
torque.
11 - Volvo S60 T-5 Sport '03: O S60 representou uma ruptura em relação
ao design retilíneo das gerações anteriores de Volvos. O exterior tinha estilo
suficiente para a Volvo o chamar de “coupé de 4 portas”. A versão TS Sport
dispõe de um turbo de alta pressão com uma cilindrada reduzida para 2.3 litros.
Apesar da elevada potência de 250cv, este motor é mais conhecido pelo seu
torque máximo de 33,7 kgfm.
12 - Acura CL 3.2 Type-S ’03: A acura é a marca qualidade superior da Honra, estreou nos EUA em 1986 e o CL é o coupé top de linha da marca. O acura CL de 2 portas só foi vendido nos EUA onde competia no mercado com outros coupés de alta qualidade, como o BMW série 3 e o Mercedes CLK. Exclusivamente no CL da escala Type S, a taxa de compressão foi aumentada para dar ao motor um rendimento máximo de 264cv e 32,0 kgfm de torque.
Então, você já ligou o aquecedor, verificou o óleo e as lâmpadas do
carro? Cuidado com a estrada, pois nos vemos terça feira com sala aberta às
21h!
SHOWDOWN DE QUINTA FEIRA
Pode-se dizer com certa firmeza que a Inglaterra quase que diretamente
foi o estopim do automobilismo por causa da revolução industrial no século
XVIII. Tal fato gerou uma espécie de “boom” no desenvolvimento tecnológico, que
culminou no surgimento do automóvel e na consequente competição de quem
conseguia fazer o carro mais rápido – basicamente o automobilismo que tanto
conhecemos e amamos. E como homenagem a este país que sem ele ou não teríamos
automobilismo de forma alguma ou seria em uma forma certamente mais primitiva
da qual estamos acostumados, realizaremos uma corrida representando aquela que
pode representar a escola inglesa de fazer carros rápidos: fazendo carros cada
vez mais leves, não precisando de tanta potência para serem rápidos. Escola cuja teve como maior
representante Sir Colin Chapman, fundador da Lotus e fiel adepto da filosofia
de “simplificar e adicionar leveza” como ele mesmo costumava dizer e aplicar em
seus carros. O carro a ser usado obviamente será um Lotus, no caso o Elise 111R
’04, um carro extremamente leve e visceral, cujo passa uma agilidade que poucos
conseguem igualar e que se guiado no limite é capaz de desafiar qualquer piloto
com sua combinação de peso baixo, potência bastante alta para o peso, tração MR
e entre eixos curto. Como medida de desempenho, serão usados 500 pp e pneus
esportivos suaves, e a pista será Brands Hatch, em seu traçado GP.
Lotus Elise 111R ’04, protagonista de quinta feira. |
A história do Elise, que começou em 1995, assistiu à
sua maior evolução com a passagem para a Series 2 em 2000. O exterior da Series
2 afastou-se do estilo arredondado do primeiro modelo e adotou um visual mais
retilíneo, com ângulos vincados. A série foi também alargada. Ao modelo 111 com
temporização de válvulas variável foi adicionado o 111S mais luxuoso e o Sports
111 com uma capacidade de manobra melhorada. As especificações do motor eram
iguais para ambos, 145 CV de potência e 17,7 mkgf de torque, mas melhoramentos
posteriores elevaram a potência para 158 CV. Entretanto, foi lançada uma edição
limitada, o Type 72, em homenagem ao lendário carro de F1 da Lotus, o Lotus 72.
Este modelo incluía diversas características, tais como as cores do 72, utilizadas
para mostrar o encanto exterior do Elise como mais do que um “mero” carro de
alto desempenho.
192 CV e 18,4 mkgf de torque |
Contudo, o maior sucesso da Series 2 foi o 111R, lançado em 2004. Este
Elise recebeu um motor 2ZZ-GE construído pela Toyota, um DOHC de 1,8 litros e 4
cilindros em linha que equipava carros como o Celica. Todos os 111Rs estavam
equipados com uma caixa de câmbio manual de 6 velocidades e produziam 192 CV e
18,4 mkgf de torque.
Este casamento ocorreu a pedido da Lotus, que procurara um motor
ecológico para poder exportar o Elise para a América do Norte. Este sonho foi
realizado com a adoção do 2ZZ-GE e, desta forma, o 111R tornou-se o primeiro
Elise a chegar à América do Norte. Além disso, o 111R foi o primeiro Elise a
ser equipado com um ABS de 4 canais. Como esportivo leve, o Elise deu um grande
passo a frente com o Series 2.
Quinta feita sentaremos atrás do volante do Elise em Brands Hatch! |
Um dos mais extremos Lotus produzidos, ainda por cima preparado para
render bem mais do que o original. Acha que está pronto para representar o
orgulho dos esportivos britânicos peso-pena, ainda por cima numa das mais
famosas e históricas pistas britânicas? Se sim, quinta às 22 horas estaremos no
aguardo!
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