Nesse último domingo desembarcamos em East Midlands,
Inglaterra, região conhecida por abrigar o Circuito de Silverstone. O clima do
local era úmido, o céu estava nublado e escurecia cada vez mais, um chuvisco
abraçava o circuito e parecia não querer largar mais. Alguns pilotos estavam na
dúvida entre pneu de corrida macio, intermediário ou uma aposta no de chuva
pesada. A incerteza estava estampada, o clima poderia ser um excelente aliado
ou um inimigo em potencial. Todos estavam presentes, menos Vinicius Queiroz
(Maverick_SLZ), seu carro deu problemas e no seu motorhome não constava a peça
que ele precisava, então sua vaga ficou para o Leonardo de Vasconcelos (Leovasconce), que assumiu o cockpit de um
Subaru BRZ azul claro. Não demorou muito e todos já se arrumavam para iniciar o
qualify.
Todos apreensivos para a largada. |
O qualify começou com Arthur Henrique Costa (tuchotruda) destruindo com o melhor tempo de 0:54.881s, Fabio William (Fahrenheit_7) estava na cola dele com um tempo com + 0.414s, logo a seguir vinha o Henrique Vilela (riquectba) com + 0.893s. Na sequência chegaram Gustavo Beijamin Carneiro (Gustavo-85BC), William Fadul (willbra), Rodrigo Jaime (RodrigoJM7), Francisco Pilotobus (franpiloto), Leonardo de Vasconcelos (Leovasconce), Fábio Lima (fabiolima84), Mário Almeida (M19832911), Roberto Lima (robertinhovivo), Maciel Claudino (sotnas19), João Paulo Romera (Romera90), Juliano Fernandes (X-TECH_TEAM), Antonio Felix (antoniosolution) e Gabriel Oliveira (Oliver_Gabriel).
Leo Vasconcelos começou bem, mas teve sua prova encerrada na volta 18. |
Leonardo de vasconcelos (Leovasconce) com seu Subaru BRZ azul claro e Francisco Pilotobus (franpiloto) com seu Subaru BRZ violeta n° 70 tiveram um ótimo início com a pista ainda no seco, mas quando começou a chover e a pista começou a exigir mais do setup do carro eles começaram a cair de rendimento, mas não tiveram chance de recuperar pois Leo Vasconcelos abandonou por problemas mecânicos na volta 18 e Pilotobus abandonou devido a problemas elétricos na volta 24.
Apesar do bom ritmo, a ausência de assistência aumentou a dificuldade de Juliano na chuva. |
Antonio Felix (antoniosolution) e
seu Subaru BRZ prata n°58 não estavam muito bem andando em tempo chuvoso, fora
o fato que Antônio se recusou a ligar as ajudas o que fez com que seu carro
ficasse mais lento e difícil de controlar, na frente dele estava o Subaru
Impreza Cromado n° 23 do Juliano Fernandes (X-TECH_TEAM), que também se recusou
a ligar as assistência, porém ele manteve um ritmo um pouco mais constante, chegando assim na 14ª posição.
Robertinho treinou bem, mas na pista o rendimento caiu. |
Roberto Lima (robertinhovivo)
levava bem seu Autobacs Garaiya verde fosco nº 99, porém alguns erros de
condução e estratégia puxaram sua melhor posição no grid mais pra baixo,
chegando na frente do Juliano Fernandes.
Gabriel Oliveira surpreendeu seus rivais diretos quando a chuva apertou. |
Os Lexus do Maciel Claudino
(sotnas19) e João Paulo Romera (Romera90) estavam um pouco melhores e seguiram
em uma disputa ferrenha, porém ambos foram surpreendidos pelo acerto de chuva
pesada que estava no Lexus preto fosco do Gabriel Oliveira (Oliver_Gabriel),
que disparou e manteve um ritmo forte na chuva pesada, mantendo uma estratégia
mais ousada e parando só no final.
O carro de Rodrigo Jaime não rendeu o esperado para poder duelar por mais tempo com Fábio Lima. |
Rodrigo Jaime (RodrigoJM7)
imprimiu uma boa tocada com o seu Subaru Advan Impreza ’03, chegando a ficar
entre os 6 primeiros, mas o ritmo do Mário Almeida (M19832911) e do Fábio Lima
(fabiolima84) estava bem melhor. Mário colocou seu RE Amemiya RX-7 laranja n°
30 para brigar bastante contra Rodrigo Jaime por voltas e voltas, e no final
ainda tentou algo contra o Autobacs ARTA Garaiya ’08 do Fabio Lima, mas já era
tarde demais, ficando a 7s de disputar contra ele pela sexta posição. Fábio
Lima talvez estivesse em uma posição melhor no grid se não fosse uma rodada sua
e Robertinho Lima chegar por trás danificando seu carro. Podemos resumir que era
a chuva escolhendo suas vítimas.
Fábio William e Rique Vilela em um belo duelo |
Entre os 5 primeiros a briga
estava implacável com Fabio William (Fahrenheit_7) espremendo o suco do seu Toyota
WEDSPORT Celica ’03, Henrique Vilela (riquectba) levando seu RE Amemiya
Asparadrink RX-7 ’06 na ponta dos dedos, trocando faíscas com Fabio William e
algumas vezes com Gustavo Carneiro (Gustavo-85BC).
Fadul e Gustavo arriscando tudo pelo 1º lugar. |
William Fadul (willbra) estava
com um 4x4, o Subaru Cusco Dunlop Subaru Impreza ’08, mas mesmo assim era
complicado seguir o ritmo do Gustavo Carneiro e seguir o ritmo do Arthur
Henrique Costa (tuchotruda). Chegado perto e querendo sempre mais, ele decidiu
arriscar no final colocando um pneu de corrida macio, o que gerou algumas
rodadas fazendo com que a missão de alcançar Gustavo e Arthur se tornasse
impossível.
Arthur vence e embola o campeonato. |
Dentro do cockpit do Toyota
Superautobacs Apex MR-S ’00 e do Autobacs ARTA Garaiya ’03, carros do Gustavo
Carneiro (Gustavo-85BC) e do Arthur Henrique Costa (tuchotruda) o clima era de
nervosismo e ansiedade, um dependia da 1ª colocação para se distanciar e o
outro para chegar perto, nada ficou decidido até instantes finais, quando o
carro do Gustavo foi perdendo rendimento na medida em que a pista secava. Juntando
um pouco de sorte com competência, Arthur Costa conquistou o primeiro lugar na
etapa. Veja a tabela completa de pontuação do campeonato.
INTERVIEW
“Me
diverti demais apesar de saber das minhas limitações em comparação com os
aliens da frente, se não tivesse parado tão cedo poderia ter uma posição melhor
na corrida. Não rodei e errei apenas na estratégia, mantive uma tocada
constante, diferente de Apricot Hill. Torci pela chuva 100% que não veio pois
estava virando 1.02'9xx mesmo os caras andando mais rápido ia equilibrar mais a
corrida para mim. Tive boas disputas com Juliano, Romera e também com Leo
Vasconcellos e o Piloto Bus antes deles caírem. Quanto a Motegi, é uma pista
que não curto tanto quanto Apricot, e Silverstone, vou ter que treinar porque
lá devo ter bem mais dificuldade do que nos circuitos anteriores.”
Maciel Claudino
(sotnas19)
“Me surpreendi com meu rendimento.. Não
havia treinado antes, só no dia mesmo.. Consegui largar em 10º, com um Setup
modesto e cheguei em 7º.. Já estou ansioso e muito empolgado para a próxima
Etapa.”
Mário Almeida
(M19832911)
“Achei a corrida muito boa minha melhor até gora, a chuva atrapalhou um pouco. Para a próxima espero me sair um pouco melhor, curto Motegi.”
Juliano Fernandes
(X-TECH_TEAM)
"É, no geral foi boa a corrida, não errei
muito, andei durante várias voltar próximo do pelotão de frente, esperando uma
oportunidade de poder ultrapassá-los, eu tive ótimos duelos durante as 47
voltas, principalmente contra o Rodrigo, fora tudo isso, acho que poderia ter
chegado no mínimo em quarto lugar, mas houve alguns problemas que evitaram
isso.”
Fábio Lima
(fabiolima84)
REGRA DE
ALINHAMENTO
- O piloto Arthur Henrique Costa
(tuchotruda) deverá acrescentar + 50 kg em seu carro, ficando com 1200kg
- O piloto Gustavo Beijamin
Carneiro (Gustavo-85BC) deverá acrescentar + 25kg em seu carro, ficando com
1225kg
- O piloto William Fadul
(willbra) deverá acrescentar + 12kg em seu carro, ficando com 1187kg
- O piloto Fabio William (Fahrenheit_7) continuará com 1162kg em seu
carro.
Embolou tudo agora! |
Mais enrolado que novelo de lã, o
campeonato segue sem nenhum favorito, o lastro dos ponteiros já começa a pesar
e talvez faça uma diferença maior na próxima etapa. Voltaremos para o Japão e
de lá não sairemos mais, a próxima parada é na cidade de Motegi, no autódromo
que leva o mesmo nome, a previsão do tempo lá diz que não terá chuva por nada e
o clima será perfeito, a pista não permite erros já que a área de escape é
inteiramente de areia. Esperamos vocês para mais essa batalha no próximo
domingo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário