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TERÇA FEIRA
Assim como duas semanas atrás, essa terça será hardcore, logo só estará permitido o uso de ABS como auxílio na pilotagem do carro – neste caso, o Caterham 7 Fireblade, reconhecido pela sua extrema leveza, sendo um dos mais leves do jogo. O palco será o circuito de Nürburgring, em seu traçado menor usado pela DTM cujo possui uma distância de 3.629 metros e, com uma combinação de curvas de todos os tipos e retas razoavelmente longas para o carro deixará a batalha extremamente equilibrada, dando um destaque extremo à capacidade de pilotagem dos corredores. Além da afinação proibida, será utilizado o pneu esporte macio na corrida, porém sem restrição de pp, peso ou potência (por isso, não esqueçam de trocar óleo).
A Caterham é uma pequena e especializada marca de automóveis sediada na vola de Caterham, em Surrey. O seu modelo principal é o Super 7, um carro único, que é uma evolução do Caterham 7 original. A Caterham conta já com 25 anos de história de produção do Super 7, e o Super 7 já evoluiu bastante desde os modelos mais antigos.O Caterham Super 7 existe numa grande variedade de motores, tal qual existia com o 7 original. No entanto, o mais distinto de todos é, provavelmente, este modelo, que recebeu o nome de Fireblade.
Aos fãs de motocicleta este nome soa familiar, e a associação procede: este carro possui o motor da Superbike da Honda cuja possuía o mesmo nome. A Honda Fireblade possuía no final dos anos 1990 um motor de 990 cc, com 4 cilindros e uma potência máxima de 140 CV. Apesar de não soar muito impressionante, era mais que o suficiente para um carro de 369 kg cujo motor pesava apenas 69 kg, sendo extremamente leve.
Com isso, o Caterham Fireblade conseguia uma relação de 379 CV por tonelada, o que o classifica como uma máquina monstruosa. Além disso, o motor extremamente leve é montado o mais próximo possível do anteparo, para uma disposição média-frontal, o que resulta em um excelente desempenho e uma capacidade de manobra incrível. Qualquer um que conduza este carro terá, certamente, uma experiência incrível – a centímetros do asfalto. O carro é a essência do esporte motorizado.
Então, se sente pronto para extrair o máximo de potência do girador motor deste carro extremamente leve, contra outros pilotos tentando o mesmo, desejando a vitória? Se sim, compareça terça no nosso segundo showdown hardcore.
QUINTA FEIRA
Será feito um duelo entre duas das maiores superpotências mundiais na pista, EUA vs Japão, com cada país sendo representado por um carro cujo simboliza a essência da cultura automobilística de cada país. Do lado Yankee, representando a cultura dos Muscle Cars, teremos o Pontiac Trans Am ’78 e no lado nipônico, representando a cultura JDM, o Nissan SILVIA spec-R AERO (S15) ’02. O palco do duelo será em Mazda Raceway Laguna Seca, uma das mais tradicionais pistas dos EUA e que os pilotos do campeonato Trans Am que desejam participar já estarão mais do que acostumados, pois uma das etapas foi realizada justamente nesta pista. Seu traçado, de 3.602 metros e 11 curvas, incluindo a famosa "Corkscrew" (saca-rolhas) eternizada pela ultrapassagem de Alessandro Zanardi sobre Brian Herta na última volta da edição de 1996 da CART PPG Indy Car World Series, pode ser considerado uma mistura de retas curtas intercaladas por curvas de média velocidade, deixando os carros em pé de igualdade. Para o evento será utilizado 606 pp e 1120 kg com pneus livres como forma de nivelar ao máximo o desempenho dos dois carros.
A Pontiac é uma marca esportiva de nível superior da General Motors, e o carro que suportou a marca, nos seus dias de glória, foi um carro tipicamente americano chamado Firebird. Seu rival foi, claro, o popular “pony car” da Ford, o Mustang. O Firebird viu serem produzidas um grnade número de variações, para competir contra seu famoso rival, o que tornou o carro mais luxuoso e rápido.
O modelo superior “Trans Am” era o sonho dos entusiastas de carros: o nome deste carro de categoria, que se tornou mais famoso do que o original “Firebird”, foi retirado da famosa série de corridas motorizadas de 1978. O Pontiac Firebird, com o adesivo gigante “Firebird” ornamentando o capô, foi um “muscle car” popular que representa os anos 70.
O modelo final de 1978, da série 2ª geração, estava disponível num V8 de 6,5 e 6,6 litros. O motor de alta compressão de 6 litros era exclusivo da Pontiac e não estava disponível no seu irmão, o Chevrolet Camaro. Ter o mesmo motor que o Camaro não bastava. Quiseram destacar a originalidade do carro e desenvolveram um motor especial, mantendo assim o modelo diferente de todo o resto. O Firebird Trans Am era um modelo que representava todo o orgulho e política da Pontiac...
...Após o fracasso comercial do S14, a 7ª geração do Silvia (S15) foi apresentada em Janeiro de 1999. O ponto mais apelativo do S15 era a redução do tamanho da carroceria, colocando-o na mesma classe que o S13, tentando distanciar-se claramente dos modelos de luxo anteriores e ser um autêntico esportivo FR de dois lugares.
O S15 continuou a utilizar o motor SR20 do S13 e do S14. As modificações levaram a versão aspirada do motor a desenvolver 165 CV e 19,6 mkgf, com a versão turbo produzindo 250 CV e 28,0 mkgf. O S15 foi oferecido em dois modelos especiais: o Spec S aspirado e o Spec R com turbo. As versões de câmbio manual do Spec R receberam uma caixa de 6 velocidades.
O S15 herdou alguns elementos do chassi do S13 e do S14, mas, para aumentar seu poder de atração de esportivo FR, teve de ser atentamente revisto. Melhorando a rigidez da carroceria, a capacidade de frenagem, a suspensão e adicionando um sistema LSD helicoidal, o desempenho aumentou drasticamente.
O Spec R, com seu motor de 250 CV e uma caixa de câmbio manual de 6 velocidades desenvolvia uma impressionante relação de peso-potência de 5,02 kg/CV. A sua ótima capacidade de manobra e alto nível de desempenho permitia que os condutores tivessem uma sensação de capacidade de manobra flexível. No ano 2000, foi introduzido o Varietta, um modelo conversível com motor aspirado.
Como o S15 era o único carro compacto FR no Japão que não cumpria as normas de emissões de 2000, a produção parou em Agosto de 2002. Isto marcou, infelizmente, o fim da dinastia Silvia, que começou em 1968 e duraram 38 anos.
JDM ou Muscle? Drag Racing ou dorifito? NASCAR ou Super GT? EUA ou Japão? Qual lado vai escolher para quinta? Esperamos no dia com sua resposta, caso queira participar, fique atento ao grupo da GTEC pois lançaremos o convite para as sazonais dias antes https://www.facebook.com/groups/gtbrasil/
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