TERÇA FEIRA:
Alugamos o circuito-resort de Ascari, na Espanha para um duelo entre
dois dos mais badalados superesportivos lançados nos últimos anos: o Nissan GTR
Black Edition '12 e a Mercedes-Benz SLS AMG '10.
Ambos os carros estarão em sua cavalaria máxima que permitem sem serem
afinados (por isso, troquem o óleo) visto que como manda a tradição, será sem
afinação e serão calçados com pneus corrida duro.
A Mercedes-Benz SLS AMG é um automóvel grand tourer de luxo com motor dianteiro e
dois lugares desenvolvido pela divisão de desempenho AMG da montadora alemã
Mercedes-Benz. É o primeiro automóvel Mercedes-Benz projetado internamente pela
AMG.
SLS AMG '10 |
O carro, que tem portas de asa de gaivota é o sucessor do Mercedes-Benz
SLR McLaren e é descrito pela Mercedes-Benz como um sucessor espiritual do
Mercedes-Benz 300SL Gullwing. SLS significa "Sport Leicht Super"
(Esporte Luz Super). O Mercedes-Benz SLS AMG é montado em Sindelfingen, na
Alemanha.
A sua potência é de 571 cv a 6.800 RPM, com torque máximo de 66,3 kgfm a 4.750 rpm. A caixa de marcha é a recentemente desenvolvida DCT (caixa de embreagem dupla) de 7 velocidades numa disposição de eixo de transmissão traseiro. O eixo de transmissão e o tubo de torção são fabricados em fibra de carbono.
Interior da SLS AMG |
O veículo
foi apresentado em 2009 no Salão Automóvel de Frankfurt e as vendas começaram
em meados de 2010 na Europa e nos Estados Unidos em meados de 2011. A Mercedes
apresentou no Paris Motor Show 2012 uma versão elétrica do carro, com o nome
Mercedes-Benz SLS AMG Eletric Drive.
Do outro lado do ring temos o Nissan
GT-R Black Edition. Ele é um modelo esportivo produzido pela Nissan, foi lançado no Japão no dia 6
de Dezembro de 2007, nos Estados Unidos e Canadá em 7 de Julho de 2008 e no
resto do mundo apenas em Março de 2009. Ele retoma a sigla GT-R (sigla que
surgiu na década de 1960 que fez sucesso com o Skyline).
GT-R Black Edition '12 |
Possui um motor V6
Biturbo de 485cv (modelo 2008 , 2009 e 2010), gerando um alto desempenho, vai
de 0–100 km/h em 3.3s e tem velocidade máxima de 316 km/h. Mais tarde o motor
foi melhorado passando a debitar 530cv. O automóvel foi lançado no evento Tokyo
Motor Show 2007 como a principal atração. No Japão as vendas se iniciaram em
Dezembro e nos Estados Unidos apenas em 2008.
Motor do GT-R Black Edition |
A
inclusão do GT-R como estrela do jogo de vídeo Gran Turismo 5 não foi por
acaso. A Sony, criadora da Playstation, escolheu esse desportivo devido ao seu
sucesso nas pistas de corrida do Japão, ele consegue esse desempenho poderoso
graças a uma nova configuração de motor e câmbio que garante esse desempenho
capaz de vencer rivais diretos da época, como a Ferrari F430. Além disso,
destaca-se como curiosidade também o fato dos grafismos do painel do carro.
E aí, vai
com a precisão quase cirúrgica do GTR nas curvas ou a loucura e potência da SLS
nas retas? Terça feira em Ascari, na Espanha, esperamos sua resposta...
Quinta Feira
Teremos um sazonal usando um dos carros mais interessantes do GT6: o Plymouth XNR Ghia Roadster, de 1960. O palco será a pista de High Speed Ring, sem limite para peso potência ou pp, ou seja, com a preparação ao máximo mas sem nitro (sugerimos que os membros da GtEC que preparem seus bolsos).
Teremos um sazonal usando um dos carros mais interessantes do GT6: o Plymouth XNR Ghia Roadster, de 1960. O palco será a pista de High Speed Ring, sem limite para peso potência ou pp, ou seja, com a preparação ao máximo mas sem nitro (sugerimos que os membros da GtEC que preparem seus bolsos).
A Plymouth era uma marca que funcionava como a posição de entrada na Chrysler, e Exner usou a imagem de alto desempenho da Chrysler, construída na NASCAR, neste carro. Este carro conceitual foi feito como o futuro dos carros esportivos, que rivalizariam com carros como o Chevrolet Corvette e o Ford Thunderbird.
O ponto mais marcante é o seu estilo
assimétrico. A entrada de ar à frente até à bolha que leva ao painel de
instrumentos, a linha fluida do descanso de cabeça até à traseira, tudo faz
parte de uma tradução feita por Exner do estilo aerodinâmico dos esportivos de
corrida dos anos 50. O lado direito do cockpit é coberto, o que faz parecer, à
primeira vista, que seja um carro com um só lugar, mas há um lugar por baixo da
cobertura que o torna um carro de dois lugares.
253cv a 7.000 rpm e 27,6 kgfm a 5.000 rpm, originalmente. |
As aletas laterais proeminentes eram, na
realidade, um design partilhado com o Valiant, o carro em que era baseado. O
seu estilo era bastante avant-garde, o que impediu a produção em massa, mas
criou grande impacto no design de carros em sua época, e é um carro que
proporciona um vislumbre sobre a história do automóvel americana.
Um belo carro, preparado ao máximo, numa
pista de extrema velocidade... Soa ótimo, não? Como os ingredientes de uma bela
e grande corrida. Então, estaremos te esperando quinta para reviver em uma
corrida um dos ícones da era de ouro da indústria automobilística americana.
Então, até lá!
Leve, resistente e prático, conheça o Cockpit Corsiato! |
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