quinta-feira, 9 de outubro de 2014

PIT STOP: PROCEDIMENTOS DE SEGURANÇA

PATROCINADOR OFICIAL DO NASCAR GTEC CUP!


A 3º etapa do campeonato de Nascar GTEC Cup está se aproximando, a pista é Motegi Oval, dificuldades na estratégia e no acerto serão óbvios nessa etapa, pois é uma pista com uma aderência menor que Daytona e Indianápolis e oferece muito pouca margem para erros. É curta e é muito fácil rodar ali. O que poderia ser pior então? Resposta: o procedimento de entrada e saída do pit-stop! 

Esse procedimento será feito pois a saída e entrada são nas proximidades das curvas, ou seja, perigoso ao extremo. E tudo deverá ser feito de acordo com os procedimentos abaixo para minimizar isso (minimizar, pois merdas sempre acontecem). Lembrem-se que a entrada e a saída serão sempre pela reta oposta dos boxes.

1 - Aproximação: a complicação já começa dai, pois você não pode simplesmente chegar de qualquer jeito. Primeiro que você tem que entender que na reta, é como se existissem 3 faixas imaginárias, a de dentro, a do meio e a de fora. Para fazer uma abordagem segura, aproxime seu carro da "faixa imaginária de dentro" e desacelere em uma velocidade compatível com a abordagem, como ilustra a foto abaixo. E claro, quem está na pista correndo, deve evitar usar esse lado da pista, pois pode causar acidente.

O problema começa logo na chegada, cuidado!

2 - As duas linhas pontilhadas da entrada: Aqui vai exigir 100% atenção e muita perícia dos pilotos. Vocês devem treinar para localizar as 2 linhas pontilhadas de amarelo antes da curva. Elas tem um bom espaço entre uma e outra justamente para ninguém errar a entrada delas.


Passando do meio da reta oposta, já fique atento para localizar a primeira linha de entrada do seu lado esquerdo, ela aparecerá e logo você terá que frear para fazer uma entrada segura.


Fique atento para a outra linha, ela está logo ali na sua frente, você deve estar entre essas duas linhas, não pode sequer pisar nelas senão receberá punição...

Bom, ai dá para ver as 2 linhas pontilhadas de entrada, estar entre elas sem pisar é essencial para a segurança de todos e para você não receber punição leve.


3 - Por dentro da linha branca para entrar no Pit: Aqui estamos em outra parte bem crítica, muita gente entrando com pneu quase no zero. Recomendamos que não entrem com o pneu tão ruim assim, e abaixe sua velocidade para abaixo dos 150km/h. Você deve ficar sempre por dentro da linha branca, se pisar, triscar, ralar nela, é punição leve, se atrapalhar quem está na pista, é punição média e se bater em quem está na pista é punição grave.

Nada de querer correr com tudo ai dentro!
Caso as rodas de dentro trisquem ou peguem um pouco a grana não se preocupem, você não será punido por isso, mas caso seu carro rode e atrapalhe e/ou bata em alguém com certeza será.

Cuidado antes de se aproximar da entrada definitiva do Pit, pois o carro costuma sair de frente nessa hora dai você pega a linha e pegará punição!


4 - Saindo do Pit Stop: Aqui se exige perícia também, pois assim como na entrada, na saída você terá que fazer a curva por dentro da linha branca, ter o domínio do carro é fundamental para você não rodar, recomenda-se velocidades abaixo de 150km/h e respeite quem sair na sua frente, nada de querer ultrapassar e atropelar o outro, mas também nada de ficar a 20km/h na saída e na entrada, vamos usar o bom senso.


Depois de você rodear a curva por dentro, não pisar na linha branca e tiver feito tudo certinho, ao chegar no começo da reta oposta, olhando pra direita, você verá uma linha amarela. Você deverá sair do traçado em branco somente depois dessa linha pontilhada em amarelo. Lembrando que é proibido passar por cima ou simplesmente pisar nessa e nas outras linhas.

Cuidado e atenção na linha amarela da saída do pit!




Acabou né? Pior que não, assim como na entrada, na saída se posicione pelo lado de dentro para confirmar que não vem nenhum carro no meio ou pelo lado de fora, antes de você tomar o traçado ideal para a pista, olhar no retrovisor, no mapa, olhar para trás serão alguns cuidados que você deve ter.

Muito cuidado com esse procedimento, pois a penalização pode ser leve para quem pisar em alguma das linhas, média para quem atrapalhar quem vem de fora e pesada para quem atrapalhar e bater quem vem pela pista. Não custa nada treinar um pouco. Esperamos vocês lá!



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