quarta-feira, 2 de julho de 2014

WORLD LE MANS SERIES... CHUVA MÁGICA CAI SOBRE SPA E ALTERA RESULTADOS!



Província de Liège, Bélgica. As equipes e os pilotos já se arrumavam desde madrugada para a corrida que iria acontecer as 07h00 da manhã. Máquinas preparadas e todos os pilotos efetivos presentes na etapa. Prontos para correr porém, a previsão do tempo não previu o que aconteceria adiante, e como você verá a seguir, isso mudou o rumo de muitas coisas.



Antônio Pessanha (KamikazeeRJ) fez o melhor tempo do qualify, fechando em 1:54.057, Arthur Costa (tuchotruda) bem perto dele virou +00.374 e Leonardo Ferri (L-A-nt Ferri) com + 00.547. O restante do grid se completou com Fábio Zulu (Fabiozulu_Br), André Henz (andrehenz), Carlos Eduardo Pio (ce_pio), Rodrigo Jaime (RodrigoJM7), Fabio William (Fahrenheit_7), Leonardo Grecchi (FullPower22), Sergio Carmona (SRCarmona48), William Cunha (William94sx), Robertinho Lima (robertinhovivo), Fábio Lima (fabiolima84), Gabriel Oliveira (Oliver_Gabriel), João Paulo Romera (romera90) e Diego Gerpe (DLG-1994).
 
Carmona foi um dos que foi pego de surpresa pela intensa chuva que viria a seguir...

“A chuva é minha amiga e não vou me resfriar” já dizia Raul Seixas, mas não foi o que aconteceu com Sergio Carmona (SRCarmona48). Ele estava em um ritmo bom e fazendo ultrapassagens importantes para a pontuação final chegando a figurar no grupo intermediário, porém a chuva caiu, mas ele continuou firme com o seu Minolta, só que em instantes ela desabou, Carmona entrou nos Boxes e viu que sua equipe não tinha trazido pneus intermediários e de chuva pesada, o que restou muito pouco a se fazer.

Briga de Robertinho e Gabriel pra decidir quem não ficava em penúltimo.



Na mesmíssima situação estavam Gabriel Oliveira (Oliver_Gabriel) com seu Jaguar e Robertinho Lima com seu Nissan R92CP (robertinhovivo), mesmo sabendo que era praticamente impossível de controlar o carro com pneus slick na chuva, eles tentaram levar seus protótipos mesmo sabendo que pouco iria influenciar para melhorar as posições, então ambos travaram um duelo abaixo dos 100km/h e com muitas rodadas. Mas nesse caso Robertinho se saiu melhor que Gabriel.



William já espera a próxima para melhorar seu rendimento.

William Cunha (William94sx) não começou fazendo uma boa corrida, mas ele já estava conseguindo recuperar algumas posições quando a chuva caiu, e como não tinha comprado os pneus de chuva, o que restou foi rastejar com seu carro durante o restante da corrida. Fábio Zulu (Fabiozulu_Br) estava fazendo uma excelente corrida e estava compensando alguns erros da etapa anterior, ele já estava vendo o ápice mas tudo arruinou no momento que a chuva caiu. Ele esqueceu de se planejar junto com a BMW para trazer pneus de chuva e sofreu o preço com isso ficando na 11ª posição.

Diego Gerpe se recuperou bem durante a chuva.



Diego Gerpe (DLG-1994) estava usando a mesma estratégia da etapa passada, e os resultados não pareciam promissores até então, mas feliz por ter se precavido, ele calçou seu Nissan R89C com pneus de corrida para chuva e tocou a máquina adiante, chegando na frente do Zulu e por pouco ele também não toma a posição do Arthur Costa (tuchotruda).


Zulu foi vítima da chuva e A.Pessanha de "pane elétrica".
 
Arthur Costa (tuchotruda) estava numa corrida tranquila, buscando manter um ritmo calmo mas sem pensar em vencer pois já tinha perdido muito pp com a vitória em Silverstone. Porém um potencial pódio foi lavado pela chuva. No fim a nona posição foi um resultado bem abaixo do esperado. Pessanha viu sua corrida ruir quando a chuva caiu, estava impossível controlar seu Pescarollo Judd, e para piorar, uma falha elétrica o fez abandonar a corrida na 22ª volta.




João Paulo Romera (romera90) seguia sem muita esperança com seu Audi R8, seguindo nas ultimas posições, a corrida parecia fadada a ser apenas o que parecia ser, mas tudo mudou. Por ironia do destino, quando a chuva caiu que o sol brilhou pra ele, então ele conseguiu arrancar uma gloriosa 8ª posição.



Leonardo Grecchi arrancando no braço as posições do Gabriel e do Carmona!


Leonardo Grecchi (FullPower22) e sua Sauber não tiveram uma largada muito boa, figurando nas ultimas posições, arrancando posições do Carmona e do Gabriel no braço, parou 3 vezes para mudar os compostos e acabou ficando na 7ª posição. Fábio Lima (fabiolima84) e seu Bentley não estavam rápidos e nem muito confiantes para a etapa, mas a chuva chegou para lavar a alma, com uma tocada muito boa na chuva ele saiu das ultimas posições para se garantir perto das primeiras.

Fábio Lima agradece até hoje a chuva que caiu em SPA.


Rodrigo Jaime (RodrigoJM7) não teve uma vida muito fácil nas posições da frente, mas na raça ele estava lá perto do pódio, e assim se manteve até o final da etapa. Já André Henz (andrehenz) conseguiu segurar um pouco melhor seu carro, ele estava brigando nas posições intermediárias, porém depois da chuva sua sorte também mudou, fazendo com que Henz saísse do miolo para triscar no pódio.

André Henz vem comendo pelas beiradas.



Leonardo  Ferri (L-A-nt Ferri) tentava alcançar os ponteiros no começo, mas estava complicado, porém a chuva deu o ar da graça e ele conseguiu subir um pouco a mais, com uma tocada impressionante no seu Peugeot 905, tanto no seco quanto na chuva, ele conseguiu figurar na 3ª posição.



Excelente corrida do Fábio William

Fabio William (Fahrenheit_7) e seu Peugeot 908 foram um dos destaques da etapa, saindo do miolo do grid por voltas e voltas a fio tentando um lugar melhor, ele conseguiu quando a chuva caiu, levou seu protótipo para o 2º lugar mais alto do grid. Mas hoje a corrida seria do Carlos Eduardo Pio (ce_pio) e seu Pescarolo Peugeot, Pio já demonstrava que poderia vencer a corrida desde cedo, mantendo um ótimo ritmo e uma ótima estratégia, ele desbancou os rivais e levou seu carro para o lugar mais alto do pódio.
Pio dominou os outros pilotos e seu carro em SPA, estratégia e condução perfeita!

Veja abaixo como ficou a pontuação do campeonato:

Clique para expandir.

......

PUNIÇÕES

Fábio Lima (fabiolima84):
- Demorar em abrir passagem aos líderes ao ser aplicado a diferença de uma volta ou mais, se mantendo a frente do piloto por mais de três curvas ou uma reta. (média, -3 pontos);
- Pisar com uma das rodas na linha de saída do pit stop; (2x) (leve, -2pontos no total)



REGRA DE ALINHAMENTO

Novos limites de PP para os pilotos citados abaixo:

(Os que perderam PP):
1 - Carlos Eduardo Pio (ce_pio) andará com 663pp no máximo;
2 - Fabio William (Fahrenheit_7) andará com 665pp no máximo;
3 - Leonardo Ferri (L-A-nt Ferri) andará com 677pp no máximo.
- Arthur Costa (tuchotruda) andará com 673pp no máximo;
- Fábio Zulu (Fabiozulu_Br) andará com 665 pp no máximo;
- André Henz (andrehenz) andará com 667 pp no máximo.

(Os que ganharam PP):
- Sergio Carmona (SRCarmona48) andará com 685pp no máximo;
- Gabriel Oliveira (Oliver_Gabriel) andará com 690 pp no máximo;
- Robertinho Lima (robertinhovivo) andará com 683pp no máximo
- Diego Gerpe (DLG-1994) andará com 683 pp no máximo;
- Antonio Felix (antoniosolution) caso seja convocado, andará com 675pp no máximo.


INTERVIEW

“A minha largada foi ótima, ganhando várias posições na confusão da largada. Mas a felicidade durou pouco, quando comecei a errar sistematicamente nas mesmas curvas. Já estava pensando em trazer o carro para garagem procurando economizar material quando a chuva começou a atrapalhar vários pilotos. Ganhei algumas posições que não esperava graças a ela. Para La Sarthe (é a próxima né?) vou buscar um acerto que me permita andar bem e me aproximar mais um pouco do pódium. Vai ser uma batalha difícil ainda mais que outros pilotos tem a vantagem de performance”
Diego Gerpe (DLG-1994)

“Apesar de não ter tido um bom começo, gostei da corrida, o fator chuva deu uma boa equilibrada e pegou muita gente de surpresa, o que me permitiu ganhar muitas posições. Em La Sarthe, acho q será bem complicado, quem for melhor de reta terá uma bela vantagem.”
João Paulo Romera (romera90)


“Spa sempre Spa, dinâmica, rápida, difícil e traiçoeira. Após uma largada razoável, permaneci o máximo na pista a fim de surpreender na estratégia e conseguir um pódio, cai à chuva, mas a escolha de pneus intermediários me custou uma nova parada para colocar pneus de chuva pesada, assim perdendo posições preciosas, tendo que me contentar com o 5° lugar. Le Mans será muito difícil para os pilotos com LMP1, devido a grande potência do Grupo C, por isso acredito que a vitória sairá do Grupo C nesta etapa. O Objetivo será novamente conquistar um top 5, para continuar sonhando com chances matemáticas de conquistar o campeonato.”
Rodrigo Jaime (RodrigoJM7)

“E com o inicio da chuva logo apos a minha parada nos boxes achei que iria acabar com a minha corrida, pois estava sem tcs, mas levando o carro literalmente na ponta dos dedos e lutando com pra segurar as patinadas devido ao torque monstruoso do carro acabou sendo um resultado incrível. Agora para próxima etapa com um motor com pouca potencia e com a redução de pp e as longas retas de la sarthe só resta esperar pela chuva.”
Fabio William (Fahrenheit_7)

...

SPA passou e deixou um rastro de confusão na pontuação do campeonato...

A chuva em SPA embolou todo o campeonato deixando em aberto a disputa. Agora o circo do World Le Mans Series chega na mítica cidade de Le Mans na França, onde faremos a corrida que dá nome ao campeonato. Lá a meteorologia também garante instabilidade no tempo e as longas retas do circuito favorecerão os carros de maior potência. Ninguém sabe como será a etapa em La Sarthe, só sabemos que será emocionante. Aguardamos vocês domingo a noite!

Patrocinador oficial do World Le Mans Series!

Nenhum comentário: